A Corrupção

Fonte: Terraria Wiki
(Redirecionado de The Corruption)
A corrupção está cheia de abismos. Cuidado com os buracos.

— Uma dica na tela de carregamento

BiomeBannerCorruption.png
Em um mundo novo, a Corrupção pode se extender à um bioma de Neve. Gelo Roxo não espalhará antes do Hardmode.
Em um mundo novo, a Corrupção pode se extender à um deserto. Areia Escura não espalhará antes do Hardmode.
Para a variante subterrânea do Hardmode desse bioma, veja Corrupção Subterrânea.

"Corrompendo o mundo"

A Corrupção ("The Corruption" em inglês) é um bioma maléfico com o tema de terras incultas roxas e de apodrecimento, em contraste com o tema de tecidos corporais vermelhos de sua contraparte, o Carmim. Todo mundo conterá um deles gerados aleatóriamente (cada um com 50% de chance de ocorrer) ou versões para Computador e Console escolhidos pelo jogador durante a criação do mundo. Ambos contêm perigos similares e apresentam seus inimigos, itens e blocos únicos. As ferramentas, armas, e armaduras obtidas por materiais da corrupção são geralmente mais velozes, mas meramente mais fracos que aqueles obtidos por materiais do Carmim. Inimigos da Corrupção tendem ter estatísicas levemente menores, como a vida, defesa e dano.

A Corrupção contém múltiplos abismos, extensões subterrâneas do bioma. Os abismos levam um caminho diretamente para baixo em linha reta, com alguns cruzando com um conector horizontal, e terminando com uma Esfera das Sombras. Altares Demoníacos geralmente alinham-se nas passagens do abismo, aparecendo dentro e em volta das mesmas. Os abismos consistem de Pedra Negra, a qual pode ser destruída por explosivos, purificados usando Pó Purificador, o qual pode ser comprado do NPC Dríade, ou minerado com uma Picareta de Pesadelos/da Morte ou melhores.

A Corrupção espalha, o que significa que ela lentamente converte blocos adjacentes para as suas variantes Corrompidas. Veja o conteúdo abaixo para mais detalhes. Abismos, Altares Demoníacos e Esferas das Sombras só aparecerão durante a criação do mundo, e não irão aparecer em uma área de Corrupção que formou-se por espalhamento. Se Corrupção o suficiente conseguir tomar conta de uma nova área, então essa área eventualmente irá adotar a música tema da Corrupção, seu fundo e a sua cor d'água. Para uma área ser considerada um bioma de Corrupção, pelo menos 200Versão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS / 300Versão para Computador blocos de Grama corrompida ou outros blocos Corrompidos devem estar presentes.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Veja Corrupção Subterrânea para o conteúdo encontrado durante o Hardmode e abaixo da camada das Cavernas.
Personagens
Tesouros Únicos
Espólios Únicos
De qualquer inimigo no Hardmode:
À Venda
Música

Espalhamento[editar | editar código-fonte]

Artículo principal: Espalhamento de biomas

A Corrupção se espalha, similar ao Carmim e à Consagração. Isso significa que ela lentamente converte blocos suscetíveis que estão na vitinidade de blocos de Corrupção existentes. Contudo, suas habilidades de espalhar são bem limitadas no pré-Hardmode, mas ele se espalha bem mais rápidamente e agressivamente ao derrotar a Parede de Carne. Derrotar a Plantera pela primeira vez reduz a velocidade de espalhamento da Corrupção por 1/2 (50%).

Deserto Corrompido[editar | editar código-fonte]

Um Deserto Corrompido.

No Hardmode, a Corrupção espalha-se por Desertos, transformando-os em Desertos Corrompidos. Um Deserto Corrompido é bem similar á um trecho regular de Carmim: A música tema e os inimigos são os mesmos, com a adição de Múmias das Trevas na superfície e Cauda De Lâmiaversões para Computador, Console e Celular, Ghoul Terrívelversões para Computador, Console e Celular e Espírito do Desertoversões para Computador, Console e Celular no subterrâneo com Mordedores de Ossos durante uma Tempestade de Areia.

A Areia é trocada por Areia Escura. Cactos soltam cactos ordinários quando cortados, mesmo tendo uma cor diferente. Folhas d'água não conseguem crescer em Desertos Corrompidos.

  • A Corrupção pode ser criada ou espalhada artificialmente usando Sementes Corrompidas, Pó Infame, Água Profana, ou o Limpaminador com a Solução Roxa, compradas da Steampunker durante uma Lua de Sangue em mundos de Corrupção (ela ao invés vende Solução Vermelha num mundo de Carmim).
  • Versão para Computador É possível criar um bioma de Carmim artificial num mundo de Corrupção sem o uso de outro mundo. Para fazer o mesmo, deve-se comprar Sementes de Carmim no Hardmode da Dríade enquanto ela está em um Cemitério.
  • Para artificialmente um novo bioma de Corrupção, requerem-se pelo menos 300 blocos Corrompidos. Apesar do Carmim ter a chance de substituir a Corrupção na criação do mundo, ele não previne que um bioma de Corrupção seja criado artificialmente num mundo com Carmim (e vice e versa); nem previne que o outro se espalhe.
  • Qualquer inimigo na Corrupção ou no Corrupção Subterrânea tem uma chance de 0.04% (1/2500) de soltar uma Chave Corrompida Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS / Molde de Chave CorrompidaVersão para Console old-genVersão para 3DS no Hardmode.
  • O Conjunto do Arqueólogo só pode ser completado num mundo com Corrupção. O Chapéu pode ser solto pelo Doutor Bones, o qual pode aparecer em qualquer mundo, mas a Jaqueta e as Calças só podem ser feitas com Couro, o qual é feito usando Pedaço Podre, um item exclusivo à Corrupção.

Dicas[editar | editar código-fonte]

Para estratégias elaboradas para sobreviver na Corrupção, incluindo recomendações de equipamento, veja Guia:Sobrevivendo na Corrupção.

IconCorruption.png IconHallowCorruption.png
A árvore na seleção de mundos (à direita: durante o Hardmode)
  • versões para Computador, Console e Celular Durante a criação do mundo, uma metade da barra de progresso será verde, e a outra metade roxa (vermelha em mundos Carmesim). Adicionalmente, a barra por dentro será verde claro (amarelo em mundos Carmesim), representando Chamas Amaldiçoadas. O passo onde a Corrupção é criada durante o processo de criação de mundos é chamado "Corrompendo o mundo" ("Ensanguentando o mundo" para mundos Carmesim). Também, a árvore do lado do nome do mundo na seleção de mundos tem um lado verde/normal e um lado roxo (vermelho em mundos com Corrupção).
  • Devido à forma reta e vertical dos abismos da Corrupção, o dano de queda é um perigo omnipresente, se o jogador não tiver obtido nada que reduz ou nega o dano de queda, como a Ferradura da Sorte (ou suas melhorias), Poção das Penas, Guarda-Chuva (só funciona enquanto segurado), ou a Montaria do Coelho ou a da Abelha.
  • Escalar os abismos requer equipamentos certos também: qualquer gancho,Garras para Escalada/Espetos para Sapatos (ou suas melhorias), qualquer Corda (mantenha em mente que inimigos podem facilmente derrubar o jogador), Montaria da Geleia, ou itens que aumentem a habilidade de pulo do jogador (veja Comparação de Altura de Pulo).
    • Ganchos são viáveis para negar dano de queda e sair de abismos.
  • É recomendado cobrir todos os abismos com plataformas para reduzir a chance de acidentalmente cair em um deles e sofrer dano de queda. Colocar linhas de plataformas dentro dos abismos verticais pode ajudar, também.
  • Versão para Computador No Hardmode, pode ser útil comprar Sementes de Carmim da Dríade e criar um bioma de Carmim artificial.

Trivia[editar | editar código-fonte]

Logo corrompida com um Devorador de Almas exibido no Fórum Oficial do Terraria (Estilo Corrupção)
  • Múltiplos inimigos da Corrupção tem corpos podres, algumas vezes com pus verde escorrendo deles, vistos nos Devoradores de Almas e nos Corruptores Isso diferencia-os dos inimigos do Carmim, que aparentam ser crescímentos cancerígenos anormais.
  • Os abismos longos da corrupção podem ser túneis de minhoca, evidenciado pelo seu chefe verme. Similarmente, os abismos no Carmim podem ser neurônios (células encontradas no cérebro), relacionados ao seu chefe associado, o Cérebro de Cthulhu.
  • A franquia de mídia de terror Dead Space contém um organismo também chamado "A Corrupção", a qual se espalha e terraforma áreas afetadas, servindo como habitats as habitats para as criaturas zumbi da franquia, os Necromorphs. A Corrupção do Terraria pode ter sido basiada nisso.
  • O Jogo "Anti-Idle" contém uma área chamada "A Corrupção", baseada fortemente no bioma do Terraria.[1]
  • A Corrupção e suas Esferas das Sombras parecem ser baseadas fortemente em volta de "The Colour Out of Space", uma curta história sobre ficção científica/horror pelo autor Americano H. P. Lovecraft, escrito em Março de 1927. Na história, um meteorito caiu numa pequena cidade fictícia. O meteorito torceu a terra, levou pessoas a ficar insanas, drenou as forças vitas de seja o que for em sua volta, e deformou animais em abominações grotescas.
    • Isso pode ter algo a haver do motivo de meteoritos começarem a cair após destruir um Esferas das Sombras.
  • Durante uma Lua de Sangue, três criaturinhas viram Corrompidas (O Coelhinho Corrompido, Peixe-dourado Corrompido e Pinguim Corrompido), uma referência à Corrupção. Eles podem também ser corrompidos manualmente usando Pó Infame.
  • História Oficial do Terraria – De acordo com a história oficial do jogo, a Corrupção é um cancer causado pelos pecados daqueles vivendo nos mundos de Terraria, e é fortificado pelas ações e pensamentos vis presentes em todos os seres vivos. Seu motivo é restaurar balança à vida e então destruí-la, deixando o mundo como um abismo sem vida.
  • Normalmente existe apenas Corrupção ou Carmim gerados num mundo, mas se você usar a seed "516808" quando cria um mundo, você terá um mundo que é ambos Corrupção e Carmim.
    • Com a geração de terreno atualizada da Versão para Computador Versão para Computador, esse não é mais o caso, mas agora existe uma seed "15062020" a qual irá dar um mundo com ambas Corrupção e Carmim, ambos conjuntos de minérios e outras estranhesas. Em adição de não ser o mesmo que qualquer outro mundo com a seed "15062020".
  • Corruption lore.png

  • Veja também[editar | editar código-fonte]

    Histórico[editar | editar código-fonte]

    • Computador 1.2:
      • Existe uma chance da Corrupção ser substituída pelo Carmim durante a criação de mundo.
      • Projéteis do Corruptor não espalham mais a Corrupção.
    • Computador 1.1:
      • Corrupção se espalha pela Areia e Pedra, e irá lentamente converter Lama para Terra após a Parede de Carne ter sido destruída. Isso permite-a a espalhar-se para a camada das Cavernas..
      • Um bioma de Corrupção artificial agora só requer 200 blocos de Pedra Escura ao invées de 500 blocos.
      • Agora tem seu fundo específico.
      • Agora tem uma música subterrânea.
    • Computador 1.0.6:
      • Arbustos Espinhosos crescendo da Corrupção agora são destruídos ao fazer contato com o jogador.
      • A Corrupção agora tem sua própria música (ao contrário de antes, quando ela usava a faixa "Eerie" como sua música de fundo).

    Referências[editar | editar código-fonte]