Oceano

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
BiomeBannerOcean.png

O Oceano ("Ocean" em inglês) é um bioma encontrado nos cantos esquerdos e direitos de um mundo, compreendendo tanto os mais orientais quanto os mais ocidentais 676 pés (338 blocos) do mapa[1][2]. Ele consiste de uma praia de areia e um corpo d'água grande que estende ao final do mapa, com Versão para Computador Pilhas de Concha sendo ocasionalmente geradas em aglomerados. Palmeiras crescerão na superfície (desde a 1.2.4), e podem ser coletadas para obter Madeira de Palmeira. Conchas e Estrelas do Mar são encontrados comumente da superfície e debaixo d'água, Versão para Computador e podem crescer com o tempo. Corais também podem crescer no solo oceânico.

Inimigos do Oceano incluem os Caranguejos, Águas-vivas Cor-de-rosa e Tubarões. Lulas e Caracóis do Mar raramente aparecem debaixo d'água, e respectivamente soltam Tinta Verde e Muco Roxo. Versão para Computador Criaturinhas no Oceano incluem Golfinhos, Gaivotas, Cavalos Marinhos e Tartarugas do Oceano.

Oceanos comumente conterão Baús d'água com espólios pertencentes à água.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Personagens
Tesouros dos Baús d'água
Espólios Únicos
De qualquer inimigo no Hardmode:
À Venda
Música

Felicidade dos NPCs[editar | editar código-fonte]

OceanoOceano
Amado porn/d
Não gostado por
Odiado porn/d

Para mais informações, veja Felicidade dos NPCs.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Como outros inimigos com IAs Nadando e Água-viva, inimigos do Oceano só detectarão e nadarão ao jogador se eles estiverem pelo menos um bloco dentro da água.
  • Se o Oceano tiver superfície "seca" o suficiente inimigos do Deserto poderão aparecer lá, mas a área perto da água não começará a crescer plantas do deserto.
  • A Corrupção/Carmim ou a Consagração no Hardmode podem converter toda a areia em Areia Negra/Areia Vermelha ou Areia-pérola, efetivamente convertendo o Oceano em um bioma Deserto Corrompido/Carmesim ou Deserto Consagrado.
  • Diferente dos outros biomas, a água no Oceano não fica vermelha durante uma Lua de Sangue.
  • Apesar que o Oceano pareça chegar no canto do mundo, visualizadores de mapa de terceiros mostram que ele na verdade estende para vários blocos à frente. A Corrupção/Carmim ou Consagração podem espalhar para essa areia por esses blocos extras despercebidos no solo oceânico.
  • De vez em quando, o solo oceânico pode gerar abaixo da camada da superfície, causando que um pouco do fundo do subterrâneo apareça e Versão para Computador que algas cresçam no chão.
  • No momento não é possível estender o bioma do Oceano mais para o interior do que o seu tamanho natural.
  • Nas versões Versão para Console Console e Versão para Celular Celular, a trilha sonora Ocean Dia tocará não importa que tempo seja, e nas versões Versão para Console old-gen Console old-gen e Versão para 3DS3DS, a trilha sonora Oceano Noite tocará não importa que tempo seja.

Variações de Geração[editar | editar código-fonte]

Caverna Oceânica Versão para Computador[editar | editar código-fonte]

Versão para Computador Vista no mapa de uma Caverna Oceânica no lado esquerdo do mundo.

Oceanos tem uma chance de 25*1/4 (25%) de gerar uma caverna oceânica, que são túneis cheios d'água com tetos feitos de areia endurecida começando no chão do oceano. Esses túneis tem uma chance adicional de gerar Baús d'água. Eles são decorados com longos fios de Algas crescendo do chão arenoso.

Estilo Florida Versão para Computador[editar | editar código-fonte]

Versão para Computador Vista no mapa de um oceano Estilo Florida (como no código do jogo) no lado direito do mundo.

O mundo tem uma chance de 25*1/4 (25%) de gerar um dos oceanos como estilo Florida. Essa variante inverte a curva da praia, com praias longas sendo mais fundas perto do canto do mundo.

Dicas[editar | editar código-fonte]

Para dicas para navegar no Oceano, veja Guia:Sobrevivendo no Oceano.
  • Jogadores explorando o Oceano correm o risco de se afogarem se não equipados com os acessórios próprios. Em conjunto com várias poções de cura, itens e poções que auxiliam respirar, como o Snorkel de Junco e Poção de Guelras, um Espelho Mágico para retornar para casa rapidamente, e Nadadeiras para auxiliar nado devem ser levados. Um Gancho com Corrente ou um Chicote de Hera pode ser de ajuda para retornar à superfície para respirar. A Concha de Netuno ou qualquer uma de suas melhorias remove a necessidade de respirar completamente.
  • Jogadores podem drenar o Oceano fazendo um túnel para o Submundo, onde a água evapora.
  • Outro jeito de drenar o oceano é fazendo um espaço de ar, esvaziando um Balde de Lava e nele colocando um objeto de fundo (ex: móveis) na lava. Permitindo que a água escoe nela fará que ela desapareça, já que o objeto previne que Obsidiana seja gerada.
  • Quando tentando preservar o bioma do Oceano de ser infectado no Hardmode, simplesmente cavando um buraco horizontal debaixo do solo oceânico não adiantará pois a data do mundo espande um pouco para frente do canto do mundo. O espaço deve ser criado verticalmente junto da praia do Oceano para previnir o espalhamento da Corrupção/Carmim ou Consagração.
  • Os Oceanos tem bastante espaço, fazendo-os bons lugares para construções grandes como arenas e farms.
  • Enquanto não seja possível expandir o bioma do Oceano mais para o interior, é possível estender a área de água é possível estender a área aquosa até a borda interna da praia gerada naturalmente.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Jogadores não podem chegar dentro de 41 blocos da borda absoluta do mapa. Portanto, da perspectiva do jogador, o oceano acaba á aproximadamente 338 blocos (676 pés) de ambos finais laterais, mas tecnicamente eles acabam em 380 blocos (760 pés) de cada fim. Informação obtida do código fonte da Versão para Computador Computador 1.4.0.5, método BordersMovement() em Terraria.Player.cs
  2. Informação obtida do código fonte da Versão para Computador Computador 1.4.0.5, método oceanDepths() em Terraria.WorldGen.cs