Modo Difícil

Fonte: Terraria Wiki

Mapa inicial do Hardmode de um mundo pequeno na Historia da versão Desktop Versão Desktop. Note o "V" formado do surgimento dos biomas Corrupção (roxo escuro) e Consagração (rosa pálido), cada um substituindo blocos existentes do mundo após a derrota da Parede de Carne.

Predefinição:Acontece "Os espíritos antigos da luz e da escuridão foram libertados."

Hardmode é basicamente uma versão mais difícil do mundo inicial. Um mundo se converte permanentemente ao Hardmode após o jogador sucessivamente derrotar o Chefão Parede de Carne pela primeira vez naquele mundo. Hardmode garante aos jogadores novos desafios e dá a eles acesso a muito mais conteúdo para explorarem.

Hardmode adiciona dois novos biomass para o mundo que irão aparecer após a conversão: A Consagração, e o Consagração Subterrânea. Corrupção e Crimson (que irão se espalhar continuamente e em um ritmo constante no Hardmode) podem tomar um mapa inteiro se não tratados adequadamente.

Altares demoníacos e os Altares De Crimsons podem ser destruídos com o Pwnhammer neste ponto (o qual dropa da Parede de carne), e após isso, novos Minérios tornam-se disponíveis para o jogador começar o Hardmode.

Juntos com os Inimigos regulares, Hardmode trás novos inimigos que são muito mais difíceis, alguns deles são versões "atualizadas" dos inimigos do pre-Hardmode. Além disso, moedas dropadas e o preço de itens ambos irão aumentar.

Hardmode também torna disponível novos conjuntos de armaduras, Armas, acessórios, e outros vários itens que trarão ajuda ao jogador, e são algumas vezes essenciais pra lidar com os novos desafios do Hardmode. Alguns destes irão estar disponíveis para comprar dos NPCs, itens dropados ou jogados de inimigos, ou são construídos usando novos Meios de criações e Estações de Criações.

Na Predefinição:Versão de celular, quando a Parede de Carne é derrotada, um pop-up aparecerá brevemente descrevendo o Hardmode.

Biomas[editar | editar código-fonte]

A surpefície da The Hallow's durante o Dia, exibindo um Unicórnio e quatro Pixies.

Derrotar a Parede de Carne desencadeia o anúncio, "Os espíritos antigos da luz e da escuridão foram libertados." Esta frase refere-se a criação dos biomes do Hardmode que estarão soltos no mundo. Em um "estouro" de corruption/crimson, duas listras diagonais dos novos biomes se gerarão, substituindo largas seções do mundo em um padrão "V" que se estende do centro do The Underworld até a surface. Os biomes criados são:

A direção dos biomas Consagração/Corrupção/Carmesim é determinado pela World Seed.

  • Em mundos gerados antes da versão 1.3.4, entretanto, é completamente aleatório.

Subterrâneo da Corrupção / Carmesim[editar | editar código-fonte]

O Subterrâneo da Corrupção e do Carmesim substituem principalmente pedra, areia, gelo, e lodo (o qual é tratado apenas como areia durante o "estouro" inicial da corrupção, mas bloqueará o espalhamento de outra forma) com suas respectivas versões corruptas imediatamente após a conversão. Biomas Selva Subterrânea geralmente não contêm estes blocos específicos em tamanhos significativos, e por sua vez não serão substituídos. Os blocos de lama no Subterrâneo da Selva, entretanto, irão se converter lentamente a terra após estarem em contato com os blocos corruptos do Subterrâneo da Corrupção ou do Subterrâneo do Carmesim.

O Subterrâneo da Corrupção e o Subterrâneo do Carmesim parecem familiar com a superfície da Corrupção / Carmesim em termos de atmosfera e aparência de inimigos, apesar destes biomas conterem vários novos inimigos com o tema da Corrupção / Carmesim que podem ser encontrados no subterrâneo, assim como uma notável mudança na música do fundo.

Consagração / Subterrâneo da Consagração[editar | editar código-fonte]

A Consagração apresenta um novo tema, distinto pela sua imagem de conto de fadas e seu tom pastel padrão. Arco-íris compõem a imagem do fundo da superfície, suas árvores são ofegantes e multi-coloridas, e inimigos têm uma aparência extravagante, como Unicórnio e Pixie. Contudo, isto não passa de ilusão, pois inimigos da Consagração são ágeis, resilientes, e mortais, e suas taxas de desova são altas, por isso jogadores devem proceder com cautela.

O Subterrâneo da Consagração age similarmente á Superfície da Consagração, o caráter dos inimigos que aparecem também é similar. Existem, entretanto, inimigos especiais que apenas aparecerão lá em baixo, assim como uma mudança na música de fundo, que a diferencia da Superfície da Consagração.

Propagação[editar | editar código-fonte]

A Corrupção, O Carmesim e A Consagração se espalham continuamente no Hardmode:

  • Predefinição:Anchor Corrupção, Carmesim e Consagração irão se espalhar por Pedra, Areia, Bloco de Areia Endurecido, Bloco de Arenito, Gelo, e Grama (os chamados "blocos corruptíveis") que estão até três azulejos de distância.
  • Vinhas do Carmesim e da Consagração (que crescem embaixo de blocos de grama do Carmesim e Consagração) podem espalhar Carmesim e Consagração quando estão em contato com blocos corruptíveis abaixo (videiras podem crescer até 10 azulejos para baixo). Não existem videiras Corruptas.
  • Lama irá reduzir a velocidade da propagação da Corrupção e do Carmesim, mas não irá fazê-la parar, desde que Corrupção e Carmesim podem converter blocos de lama em terra ao longo do tempo (e na Camadas da Superfície, grama corrupta pode então se espalhar para blocos de lama expostos). Blocos de lama contendo mushroom grass não são afetados. De qualquer modo, a Consagração não pode converter blocos de lama.
  • Consagração e Corrupção/Carmesim não podem converter um ao outro.

Estas novas propriedades significam que a Consagração e a Corrupção/Carmesim irão a partir de agora se espalhar continuamente, e pode alcançar a base do jogador, dado tempo suficiente. É aconselhável tomar medidas para proteger qualquer área em que o jogador queira investir tempo mantendo-se por perto, o qual pode ser feito cercando uma área por baixo com um quadrado extenso de quatro azulejos de largura, (6 azulejos de blocos de grama devido aos thorny bushes), por fim selando com Wood ou Clay. Construir uma Sky City no topo da Dungeon é uma opção alternativa de manter a pureza segura da propagação.

Barras e Minérios[editar | editar código-fonte]

Minérios do Modo Difícil[editar | editar código-fonte]

A Parede de Carne sempre dropa o Pwnhammer após sua derrota. Jogadores são encorajados a destruir Demon/Crimson Altars neste ponto a fim de começar o progresso no Hardmode. Altares podem ser destruídos com o Pwnhammer ou qualquer martelo superior (note que se um jogador tentar destruir um Altar com um martelo mais fraco, ou em um mundo pre-Hardmode, o Altar não será afetado e o jogador perderá metade de sua vida). Altar Altar

Barras Consagradas[editar | editar código-fonte]

Barras Consagradass são barras dropadas somente dos três Mechanical Boss. É recomendado que o jogador junte barras suficientes para fazer armaduras e armas para que fique estatisticamente melhor que as feitas dos seis minérios iniciais do Hardmode, e que possa beneficiar estilos de jogo como o corpo a corpo, á distância, e magia.

Clorofita[editar | editar código-fonte]

Clorofita é um minério especial que aparece primeiramente no Underground Jungle quando Hardmode começa, e pode ser minerado com o Drax, Pickaxe Axe ou mais forte. Para construir um Drax, o jogador precisa de Barras Consagradas e pelo menos uma alma de cada Mechanical Boss; na Versão móvel Versão móvel o Drax algumas vezes pode ser encontrado em Shadow Chests. Minérios de Clorofita fornecem mais oportunidades para a criação de armas e armaduras.

Ao contrário de outros minérios, Clorofita é especial pois pode converter Mud Blocks em Clorofita, e pedaços podem ficar cada vez mais largos. Clorofita pode ser "replantado" e artificialmente semeado em lama de qualquer profundida, permitindo o jogador cultivar Clorofita.

Chlorophyte Bars podem ser utilizadas na criação de Shroomite Bars com um Autohammer, o qual pode ser comprado do Truffle após a derrota da Plantera (veja Post-Plantera abaixo), ou na criação de Spectre Bars com uma forja de Adamantina/Titânio, requerendo Ectoplasm da Hardmode Dungeon (depois desbloqueado após derrotar a Plantera).

Luminita Desktop VersionConsole Version[editar | editar código-fonte]

Luminite é um minério dropado do Senhor da Lua. As Barras de Luminita feitas no Manipulador Antigo podem ser utilizadas na criação de itens de final de jogo, a maioria deles requerendo fragmentos dropados das Torres Celestiais.

Mineração e Artesanato[editar | editar código-fonte]

Chefes[editar | editar código-fonte]

Note:Todos os chefes do pre-Hardmode podem ser invocados no Hardmode.

Chefes Mecânicos[editar | editar código-fonte]

Os três Mechanical Bosses são versões muito mais fortes de seus respectivos chefes do pre-Hardmode. Estes chefes incluem:

  • Os Gêmeos (The Twins) são as versões Hardmode do Eye of Cthulhu, e podem ser invocados manualmente pelo Mechanical Eye á night. O chefe em si são 2 olhos gigantes, cada um realizando ataques diferentes. Ao contrário dos outros Chefes Mecânicos, Os Gêmeos possuem um segundo estágio, onde eles ficam mais mecânicos e ganham novos ataques padrões.
  • The Destroyer é a versão Hardmode do Eater of Worlds, e pode ser invocado manualmente pelo Mechanical Worm á night. Apesar de ser um melhoramento direto do Comedor de Mundos, um chefe com o tema Corrupto, ele pode ser invocado em qualquer mundo, mesmo os com Crimson. Também ao contrário do Comedor de Mundos, o Destruidor não irá se dividir em múltiplos seguimentos, e em vez disso o corpo inteiro divide uma barra de vida. O Destruidor irá soltar Probes de vez em quando do seu corpo enquanto recebe dano, e ambos podem atirar lasers repetidamente.
  • Skeletron Prime é a versão Hardmode do Skeletron, e pode ser invocado manualmente pela Mechanical Skull á night. Sendo bastante similar ao Skeletron, sua característica definidora são seus quatro membros, cada um possuindo uma arma diferente: uma serra, uma pinça, um laser, e um lançador de bombas. Esta grande variedade de armas mostra que o chefe é muito mais desafiador e diverso em estilos de ataque.

Uma vez que um mundo começa o Hardmode, há uma chance em cada noite de um destes Chefes Mecânicos aparecerem, contanto que eles não tenham sido mortos antes.

Atualmente não há um Chefe Mecânico que é uma melhoria do Brain of Cthulhu. O Destruidor ainda estará disponível para batalha em mundo que contêm Carmesim.

Na Historia da versão Desktop Versão Desktop, após um dos Chefes Mecânicos ser derrotado, o evento Old One's Army irá avançar para a segunda camada. Isto aumentará a dificuldade do evento e a vida do Cristal de Eternia, e a quantidade de Defender Medals obtida aumentará de 5 para 25.

Plantera[editar | editar código-fonte]

Após todos os Chefe Mecânicos serem derrotados, uma mensagem irá aparecer dizendo: "A selva continua cada vez mais inquieta..." Isto significa que a Plantera estará disponível para ser invocada:

  • Plantera é um chefe planta gigante que é invocada destruindo o Plantera's Bulb encontrado no Underground Jungle. Ela possui 3 garras que agarram e seguram a transportando pelo terreno. O primeiro estágio da Plantera consiste em simplesmente atravessar o terreno e atirar pequenas semente e bolas espinhentas. Depois que alcançar um certo ponto, ela passará pro segundo estágio, liberando vários tentáculos de seu corpo e usando ataques padrões mais intensos que serão mais rápidos.

Golem[editar | editar código-fonte]

Após Plantera ser derrotada, ela irá dropar a Temple Key. Ela abre a porta do Lihzahrd Temple, e dentro dele, o Golem ficará disponível para batalhar:

  • Golem é um chefe que pode ser enfrentado na última sala do Templo Lagharto, onde o Lihzahrd Altar descansa. Jogadores devem usar Lihzahrd Power Cells no altar para o invocar. Existe três lugares vulneráveis no seu corpo em seu primeiro estágio: a cabeça e seus dois punhos. Os punhos irão saltar pra fora para tentar atingir o jogador, e sua cabeça irá espirrar bolas de fogo de vez em quando, e então lasers após sua vida estiver baixa o suficiente. Uma vez que o segundo estágio é iniciado, a cabeça irá se soltar do corpo e voar ao redor do jogador, ficando invencível e atirando lasers. O único lugar vulnerável restante após o jogador destruir os punhos, será o corpo. Destruindo o corpo irá acabar com o Golem.

Duque Peixe-Dragão[editar | editar código-fonte]

Não existe pre-requisitos para lutar contra o Duque Peixe-Dragão. Apesar de precisar coletar um Verme Trufa em um mundo Hardmode, uma vez adquirido, ele pode ser usado como isca para invocar o Duque Peixe-Dragão em qualquer mundo.

  • Duque Peixe-Dragão é um desagradável híbrido de porco-peixe-dragão que é invocado fishing no Ocean com um Truffle Worm no inventário do jogador. Ele geralmente ataca dando curtos impulsos na direção do jogador enquanto voa, ocasionalmente atirando Detonating Bubbles e invocando Sharknadoes que atiram Sharkrons. Quando ele entrar no segundo estágio, seus ataques serão Bolas Detonadoras que saem de seu corpo e Cthulunadoes que atiram Sharkrons.

Cultista Lunático Desktop VersionConsole Version[editar | editar código-fonte]

  • O Lunatic Cultist se torna disponível depois que 4 cultistas aparecerem na entrada da Dungeon após a derrota do Golem. O Cultista Lunático aparece depois que estes cultistas forem mortos. Derrotá-lo consequentemente iniciará o Lunar Events.

Senhor Da Lua Desktop VersionConsole Version[editar | editar código-fonte]

  • O Moon Lord se torna disponível após o fim do Lunar Events. Quando o Evento Lunar estiver completo, O Senhor Da Lua irá aparecer automaticamente em um curto período de tempo; ou ele pode ser invocado sem precisar lutar contra o Lunático Cultista ou o Evento Lunar usando o Celestial Sigil. Este é o último e mais difícil chefe do jogo, e precisará de muita preparação.

Pós-Plantera[editar | editar código-fonte]

Após todos os Mechanical Bosses serem derrotados, o mundo passa pela sua primeira pequena transformação. Isto permite que Plantera's Bulbs cresçam por todo o Underground Jungle, dando ao jogador acesso para lutar com a Plantera.

Uma vez que a Plantera é derrotada, o mundo passa pela sua segunda pequena transformação, permitindo acesso á vários eventos.

Inimigos[editar | editar código-fonte]

Veja Forest, Underground, Desert, Underground Desert, Tundra, Underground Tundra, The Hallow, Underground Hallow, Corruption, Underground Corruption, Crimson, Underground Crimson, Jungle, Underground Jungle, Dungeon, e The Underworld para a lista completa de inimigos que aparecerão nestes biomas durante o Hardmode.

A maioria destes inimigos são significativamente mais difíceis de serem derrotados, causando mais dano e possuindo muito mais vida e defesa que os inimigos do pre-Hardmode. A maioria das armas pre-Hardmode são ineficazes, e até que os jogadores obtenham equipamentos Hardmode, eles serão forçados a evitar grupos de inimigos e/ou jogar com mais estratégia. Armas lentas e poderosas são geralmente mais adequadas que armas rápidas e fracas por causa dos vários inimigos Hardmode com alta defesa.

No Expert mode, a maioria dos inimigos pre-Hardmode e Hardmode recebem significativos buffs de status (por exemplo, uma Geleia Azul terão 287 de vida). Alguns inimigos Hardmode podem matar o jogador em 5-6 golpes.

Portanto nem todos os biomas são imediatamente polidos com mais inimigos. The Underworld não recebe qualquer inimigo novo até que um chefe mecânico seja derrotado, e a Dungeon não recebe inimigos adicionais até que a Plantera seja derrotada.

NPCs[editar | editar código-fonte]

Vários NPCs novos se tornam disponível no Hardmode:

  • O Wizard Pode ser achado próximo a áreas de subterrâneo descobertas, inicialmente não liberado, e falando com ele libera-o ( igualmente a Mechanic e ao Goblin Tinkerer). Ele irá "Respawnar" quando uma House estiver livre. O Feiticeiro vende itens relacionados a magia.
  • Santa Claus appears between December 15th and 31st (based on the player's computer time setting), after the defeat of the Frost Legion, so long as a vacant House is available. In mobile, he stays until he is killed or the player destroys his home. He sells the Santa costume, Red/Green/Blue lights, the Christmas Tree, and decorations for it.
  • The Steampunker appears after defeating one Mechanical Boss, and if a vacant House is available. She sells Teleporters and other steampunk themed items.
  • The Truffle appears once the player makes a house in a mushroom biome above ground when their world is in hardmode. He sells useful mushroom themed items and the Autohammer, but the player must defeat Plantera to unlock it.
  • The Cyborg appears once the player has defeated Plantera, so long as a vacant house is available. He sells rockets and other mechanical items. At night he sells more advanced items such as upgraded rockets.
  • The Pirate appears once the player has defeated a Pirate Invasion, and sells a vanity set as well as other pirate themed items.
  • Desktop VersionConsole Version The Tax Collector becomes available by throwing Purification Powder on a Tortured Soul in The Underworld. He gathers money over time and grants it to the player if they request it.

Events[editar | editar código-fonte]

There are several new events in Hardmode:

  • The Frost Legion is triggered only by the Snow Globe, never invading on its own. The Snow Globe can be used to summon the Frost Legion in non-Hardmode worlds, but the Snow Globe itself can only be acquired from Presents that are opened on a Hardmode world.
  • Pirate Invasions are triggered by the Pirate Map, or can appear randomly at the start of the day.
  • The Solar Eclipse behaves like the Blood Moon, only it happens during the day, and can appear after any Hardmode boss is defeated. During a Solar Eclipse, unique and powerful monsters will spawn in vast numbers and drop a variety of exclusive items.
  • The Pumpkin Moon is the one of the most challenging Hardmode events. It can only be started at night by the player using a Pumpkin Moon Medallion, which is crafted with 30 Pumpkins, 5 Ectoplasm, and 10 Hallowed Bars. This turns the moon into a scary pumpkin face. The event has 15 waves, with each wave requiring a progressively higher score to progress to the next. Enemies that spawn are Scarecrows, Splinterlings, Hellhounds, Poltergeists, Headless Horseman, a mini-boss Mourning Wood, and a boss Pumpking. More and harder enemies will spawn at higher waves, and there can be several Mourning Woods and Pumpkings attacking at once. The event ends at the end of the night or when all 15 waves have been completed.
  • The Frost Moon is an invasion-like event similar to the Pumpkin Moon, though being a step up on the difficulty. It is started by using the Naughty Present at night. Featuring some of the hardest enemies in the game and 20 total waves, it is one of the hardest events in the game.
  • Desktop VersionConsole Version Martian Madness is an invasion-like event similar to those before it, and is considered to be the most difficult invasion-style event in Terraria. It is triggered when a Martian Probe, found only on the outer edges of the world, is activated and escapes. It features incredibly difficult enemies and will be a challenge to all but the most prepared players.
  • Desktop Version The Old One's Army is an invasion-like event similar to the Pumpkin and Frost Moon events, but is different in its tower-defense type style. It is triggered by placing an Eternia Crystal in an Eternia Crystal Stand, of which both items can be purchased from the Tavernkeep. Unique to this invasion is that there are different waves depending on where one is at in the game. Defeating Golem allows one to fight the final boss of the wave, Betsy.

In Hardmode worlds, Goblin Armies do still invade, and Meteorites still land, each at their regular rates. Blood Moons, Rain, and Slime Rain also occur just as frequently as they did pre-Hardmode, though sometimes feature Hardmode-exclusive content.

Items[editar | editar código-fonte]

Several new Tools, Weapons, Accessories, Armors, and crafting materials become available in Hardmode, as enemy drops, sold from NPCs, or via crafting. Drills, Chainsaws, and Repeaters are variations of Pickaxes, Axes, and Bows, respectively, which can be obtained once in Hardmode.

Equipment[editar | editar código-fonte]

Each of the many Hardmode Ores have their own complete item set, including Armor, Drill, Chainsaw, Sword, Spear, and Repeater. In addition, Hallowed Armor and associated tools and weapons become available: the Drax, Excalibur, Gungnir, and Hallowed Repeater. Crafting Hallow-tier items required creating the item sets for what was then all the Hardmode ores and defeating the Mechanical Bosses introduced with hardmode for set-specific boss souls. As of 1.2, their crafting recipes were simplified to need only Hallowed Bars, which dropped when the mechanical bosses were killed.

Many of the Hardmode Armor sets have three different options for the Helmet slot, each of which benefits players that use either Magic Weapons, Melee Weapons, or Ranged Weapons. The three chlorophyte-derived armors are exceptions. Shroomite Armor benefits ranged weapons in all cases, Turtle and Beetle armor benefits melee weapons, and Spectre armor benefits magic.

Note: See The Hallow, Underground Hallow, Corruption, Underground Corruption, Crimson, and Underground Crimson for complete item drop lists.

Notes[editar | editar código-fonte]

  • Hardmode should not be confused with hardcore mode, which is for the character, not the world.
  • Clowns have a chance to appear during Blood Moons.
  • Demonite Ore and Crimtane Ore do not spread the Corruption and Crimson during Hardmode.
  • It's actually possible for the 2 stripes of biomes to be quarantined completely or not even generate, that is, if the player has mined for a monumental amount of time and no altars have been broken. The Drill Containment Unit is the best choice for this purpose, though it is only available in the end-game.
  • Hardmode enemies will begin spawning as soon as the Wall of Flesh is defeated. The stripes of corruption/crimson and hallow, however, will not spawn until the message "The ancient spirits of light and dark have been released." appears.
  • If the entrance to the dungeon has somehow been destroyed and is no longer a flat walkway, (i.e. Mined away) the Lunar Cultists won't spawn. This can simply be fixed by making the entrance flat again and restarting your game.

Tips[editar | editar código-fonte]

Corruption/Crimson and Hallow spread[editar | editar código-fonte]

  • Corruption or Crimson which gets too close to NPC housing will render them invalid. It should be a priority to craft Holy Water or place Hallowed blocks to aid in its conversion near the edges of any farms or biomes of this type and contain them as soon as possible.
  • Once the player gets the Steampunker, they might want to buy the Clentaminator for 2 platinum, along with its ammunition, named Solution. It is a quick and handy way of cleaning/destroying/creating biomes.
  • Corruption/Crimson can completely devour the Jungle. To farm Plantera, Chlorophyte Ore, or other jungle enemies, consider sealing off the underground jungle with Hallow, as this will prevent the conversion of jungle grass and mud blocks.

Difficulty[editar | editar código-fonte]

  • When beginning Hardmode, a player can easily become overwhelmed by the difficult new enemies, which have Health and Damage many times greater than regular-mode enemies. It is advisable to start by identifying the player's most damaging weapons and investing money in Reforging them to acquire high damage bonuses, as well as reforging their Accessories to add high defense bonuses. Low-tier Hardmode weapons begin at around 35 damage, so viable regular-mode weapons of use will be the Sunfury and Night's Edge as melee options, the Molten Fury and Flamarang as semi-ranged, and the Flower of Fire and Demon Scythe as magical. Reforging these and making use of other damage boosts from Accessories or Armor bonuses can easily push these weapons into damage ranges that will make Hardmode fights relatively balanced.
  • Because hardmode relies more upon drops than treasure chests (which don't suddenly respawn with more loot), players will need to kill large numbers of these tougher enemies for items like Souls or Pixie Dust. Consider building mini-bases with proper protections that involve shallow lava pits above small access tunnels that run between Underground Hallow and Corruption/Crimson biomes. Use Active Stone Blocks to make the "doors" that let the player jump up and grab floating souls. Place walls to prevent spawns inside their mini-base. The player will still need to fight off the occasional Enchanted Sword (NPC) or Cursed Hammer/Crimson Axe, but it's a much easier job to farm these enemies when the player reduce the threats to a few at a time. Eventually, they will drop either a good weapon, or the resources needed to craft one.
  • Mechanical bosses and invasions can take the player off guard. It's best to leave and rejoin if player is ill prepared.

Resources[editar | editar código-fonte]

  • Don't throw away Iron Ore/Bars, Lead Ore/Bars, Bones, Lenses, Vertebrae, and Rotten Chunks, as these are used for crafting Boss-summoning items in Hardmode. If the player needs to collect more, it may be easier to create a new non-Hardmode world and collect them there, along with any other pre-Hardmode materials the player finds themself needing.
  • Wait to open Crates until Hardmode so as to be able to immediately get some hardmode ores and bars without even smashing any altars or mining. The Enchanted Sundial can also be salvaged from crates; it is an immensely useful item as it allows the player to skip a day every week. Souls of Night and Ichor/Cursed Flames can be looted from crates without even visiting the Crimson/Corruption. With a sufficient stockpile of crates, the player may not need to break any altars, allowing them to face the Mechanical Bosses on their own schedule with proper Hardmode equipment. Selling spare accessories and weapons from the crates will also provide considerable money.
  • The Eater of Worlds and Eye of Cthulhu are commonly used by players as a good source of money, and this is still useful during the beginning stages of Hardmode. However, summoning them in Hardmode can be more difficult: eg. the player has probably destroyed any close Demon Altars (needed to craft the Worm Food and Suspicious Looking Eye), the player may have demolished their nearby Corruption farm or Arena, and trips to the naturally-occurring Corruption are now more hazardous (Eater of Worlds must be summoned and fought within Corruption). It is much easier to simply create a new non-Hardmode world to farm these bosses, then use the funds collected from them in their Hardmode world. The Wall of Flesh can be farmed and drops about 8 Gold Coins, and items which each sell for approximately 3 Gold Coins.
  • One way to farm money in Hardmode once the player becomes reasonably able to traverse the Underground Hallow (aside from using a glitch) is to collect Crystal Shards, which are common and sell for 1 Platinum Coin 59 Gold Coins 84 Silver Coins for a full stack of 999 (each one sells for 16 Silver Coins). Since they grow naturally on any pearlstone surface facing air, the player can mine away stripes of pearlstone in areas they visit often to farm crystals more readily.
  • Farming the Destroyer once the player can beat it is another way to make a considerable amount of money, since they can farm it without too much additional effort. Because it is relatively easy to kill quickly and can easily be meleed to death (avoiding spending any money on ammunition), the Hallowed Bars it drops can be crafted into Light Discs, together with the Souls of Might it also drops, and with Souls of Light which can be obtained in the Underground Hallow. Each Light Disc sells for 10 Gold Coins. As it drops 15-30 Hallowed Bars and 20-40 Souls of Might per kill, that is typically 3-7 Light Discs per run (if the player has enough Souls of Light, that is). The Souls of Might it drops may also be sold for additional money, 80 Silver Coins each, which is another 16-32  Gold Coin per run if they don't spend the souls on Light Discs, in addition to the 12 Gold Coins the boss drops. In total, they net 42-82  Gold Coin, and due to the ease of crafting the Mechanical Worm and the relative quickness with which they can dispatch the boss, they can fight it multiple times in a single in-game night.

Histórico[editar | editar código-fonte]

pt:Hardmode