Guide:Getting started

Da wiki Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Bem-vindo ao mundo de Terraria! Este é um pequeno guia para ajudar na iniciação em Terraria e passar conhecimento dos aspectos básicos do jogo. O objetivo final deste guia é tornar uma pessoa sem absolutamente nenhum conhecimento sobre Terraria em um explorador deste mundo num piscar de olhos!

Criando o seu personagem e o mundo[editar | editar código-fonte]

A tela de criação de personagem.

Para criar um personagem, deve-se primeiro escolher o modo de jogo: Single Player ou Multiplayer. É recomendável escolher Single Player se for a primeira vez jogando Terraria. Depois de escolher o modo de jogo, clique em Create Character para iniciar a criação.

Na tela de criação, temos quatro opções: Hair (cabelo), Eyes (olhos), Skin (pele) e Clothes (roupas). Existem 17 estilos de cabelo para escolher, bem como sua cor. O menu das roupas tem mais quatro opções para escolher as cores de cada peça. A aparência não afeta nenhum aspecto do jogo, é uma escolha apenas estética. Para escolher as cores, deve-se definir uma combinação de Red/Green/Blue (Vermelho/Verde/Azul) [http:/.wikipedia.org/wiki/RGB (RGB)] em valores de 0 a 255. Por exemplo, para ter a cor branca, o valor RGB deve ser 255 nas três cores. No entanto, o valor mínimo é limitado a 254 somando as três cores. Por fim, escolha o nome do seu personagem.

Agora vem a opção de criação do mundo, com três opções de tamanho: Small (pequeno), Medium (médio) e Large (grande).

Small: cria mundos compactos. Os oceanos, que marcam o fim do mundo, ficam muito mais próximos do seu ponto de origem, e o mundo não é tão profundo. A Corruption (corrupção) aparece apenas em um ou dois lugares.

Medium: mundos bem proporcionados. Andar até o seu fim deve levar o tempo de um dia inteiro, dependendo de quão bem o personagem estiver equipado. A Corrupção aparece em dois ou três lugares.

Large: são enormes! Para chegar à sua parte mais profunda leva um bom tempo, e os oceanos estão a dias de distância um do outro. A Corrupção está em três ou quatro lugares.

Depois de decidir o tamanho, escolha um nome para o seu mundo. Agora está na hora de finalmente entrar em Terraria!

Iniciando em seu novo mundo[editar | editar código-fonte]

Um exemplo de mundo recém-criado de Terraria.

Ao entrar no mundo, o personagem terá o seu ponto de origem na terra, cercado por árvores. No canto superior esquerdo da tela estão dez quadrados, esta é a barra de ação do seu inventário, onde devem ficar os objetos que pretende utilizar. Cada quadrado corresponde a uma tecla de número de 1 a 0 e pode ser selecionado tanto pela tecla correspondente quanto pela roda do mouse. Ao apertar "Esc", o resto do seu inventário se abrirá. Para escolher um objeto a ser utilizado, você deve selecioná-lo com um clique e colocá-lo na primeira barra clicando no espaço desejado.

Os corações ao lado do inventário são a vida do seu personagem, que começa em 100. Os corações vão se apagando e desaparecendo conforme sua vida for diminuindo. Cada coração vale 20 de vida, podendo chegar ao máximo de 400 de vida ou 20 corações.

A movimentação no jogo é feita com as teclas A e D para esquerda e direita. A barra de espaço é utilizada para pular e a tecla S para descer de plataformas. A tecla Q é utilizada para arremessar o objeto selecionado na barra de ação. Esta é a configuração padrão do jogo.

Na sua barra de ação estão duas ferramentas: Uma Copper Pickaxe (picareta de cobre) e um Copper Axe (machado de cobre). A picareta é utilizada para cavar terra e pedra, que são os tipos de material mais comuns que podem ser cavados, mas será também utilizada para cavar muitos outros tipos de bloco. O machado é usado principalmente para cortar madeira

Durante o primeiro dia, a melhor coisa a se fazer é cortar algumas árvores imediatamente para juntar madeira. Se algum inimigo se aproximar, apenas vire de frente para ele e use sua arma. Com alguns golpes ele estará morto, principalmente se for a mais simples slime. Mais detalhes sobre o sistema de combate estão disponíveis adiante.

Se precisar de mais alguma informação sobre o jogo, sempre haverá o Guide (Guia) para você conversar (apertando o botão direito do mouse nele). Ele é um NPC (personagem não-jogável) que tem várias informações úteis para lhe ajudar em Terraria.

Sua primeira casa[editar | editar código-fonte]

Uma casa básica para a primeira noite em Terraria.

Depois de juntar por volta de 100 blocos de madeira, é hora de construir uma casa. Escolha um lugar e comece nivelando a superfície com a picareta de cobre, não precisa ser um espaço muito grande. Se tiver algum buraco, é só colocar os blocos de terra ou pedra na sua barra de ação e utilizá-los para preencher o espaço necessário. Blocos só podem ser colocados ao lado de outro bloco.

Ao terminar de nivelar a superfície, utilize a madeira para colocar o chão, paredes e teto, formando um quadrado com espaço suficiente para pelo menos seu personagem andar dentro. Deixe uma parede com uma abertura equivalente a 3 blocos de altura do chão da casa, onde colocaremos a porta. Esta é a estrutura básica de uma casa. Se colocar acidentalmente algum bloco de madeira no lugar errado, use o machado para retirá-lo. Blocos removidos não desaparecem, você vai poder pegá-los de volta.

Agora é hora de um pouco de crafting! Crafting é a elaboração de diversos objetos utilizando os materiais disponíveis ao seu personagem. Aperte "Esc" e olhe no canto esquerdo, abaixo de seu inventário. Este é o canto do crafting, e as opções serão diferentes dependendo de quais estações de trabalho estão próximas ao seu personagem e quais materiais ele está carregando. Por enquanto temos dois ou três objetos que podemos criar: tochas (caso você já tenha matado alguma slime e pego o seu Gel), plataformas de madeira e uma bancada, e ao lado de cada um desses objetos está a quantia necessária de cada material para fabricá-lo. A bancada é uma estação de trabalho importante. Para fazer uma, basta selecioná-la com a roda do mouse ou clicando nela, e depois clique novamente para criá-la. Coloque o objeto recém criado na barra de ação, feche o inventário e o selecione. Clique em algum lugar do chão da casa para colocá-lo. Agora, com o personagem perto da bancada, ao abrir seu inventário você verá no canto do crafting novas opções de objetos que podem ser criados utilizando a bancada como estação de trabalho.

Uma porta é necessária para proteger a casa. Procure a porta na lista de crafting e crie uma da mesma forma que fizemos a bancada. Da mesma forma, mova a porta para a barra de ação e coloque ela no espaço que ficou aberto na parede. Para facilitar a colocação da porta, clique sempre próximo ao chão. Agora você pode abrir e fechar a porta clicando nela com o botão direito do mouse. Se algum inimigo se aproximar, mantenha a calma. Portas não podem ser abertas por monstros, a não ser durante o evento da Blood Moon (Lua de Sangue), que acontece muito raramente.

Para finalmente deixar a casa completamente segura, é preciso fazer as paredes de fundo. Sem paredes de fundo, monstros podem nascer dentro de casa, e nós não queremos isso. Para criar as paredes de fundo, aproxime-se da bancada e no crafting selecione Wood wall (paredes de madeira) ou Stone Wall (paredes de pedra), pois as Dirt Wall (paredes de terra) não servem para prevenir que os monstros apareçam dentro de casa. É preciso de muitos blocos de parede, então faça por volta de 60 a 70.

Antes de colocar as paredes, verifique se não ficaram paredes de terra no fundo da sua casa. Isso pode ter ocorrido caso você tenha nivelado algum relevo na área onde a construiu. Se houver, para removê-las é preciso ter um martelo. Vá até a banca e construa um. Pegue mais madeira das árvores, caso você tenha pouca e o martelo não esteja disponível no crafting. O martelo pode ser utilizado para remover as paredes de fundo e os móveis da casa, bem como para quebrar alguns outro objetos. Se houve alguma parede de terra atrás da bancada, é preciso primeiro retirar a bancada utilizando o martelo para então poder quebrar essa parede. Após limpar completamente o fundo da sua casa, comece a colocar as suas paredes. Os blocos de parede funcionam diferente dos outros blocos, eles se sobrepõem em partes, o que pode dar a impressão de que estar gastando mais de um bloco no mesmo espaço, mas isso é normal. Feche completamente o fundo da sua casa utilizando as paredes que você criou, e note que as paredes de fundo não precisam exceder o contorno da casa para fora.

Agora sim, sua casa pode ser considerada segura: os monstros não poderão mais aparecer dentro dela. Está na hora de explorar esse mundo (e matar uns monstros)!

Defendendo sua casa[editar | editar código-fonte]

Números em vermelho representam dano infligido ao seu personagem. Números laranja, dano infligido aos monstros.

O sistema de batalho em Terraria é simples. Tendo selecionado uma ferramenta ou arma, um clique esquerdo fará um golpe com a arma ou irá arremessá-la, caso seja uma arma de uso à distância (como por exemplo a Shuriken). O machado e a picareta de cobre, apesar de serem ferramentas, servem também como armas. No entanto, é muito melhor criar uma arma de verdade. Vá até a bancada e cria uma Wooden Sword (espada de madeira).

Dependendo da hora do dia de Terraria, haverá diferentes tipos de inimigos no mundo. Slimes são prevalecentes durante o dia e deixam Gel quando mortas, que é usado para criar tochas. É uma boa idéia ter um bocado dessas à mão, pois quando anoitece fica tudo muito escuro e é preciso ter luz para enxergar bem. As tochas podem ser colocadas em cima ou ao lado dos blocos, inclusive dentro da sua casa para mantê-la iluminada durante a noite. (Nota: a luz das tochas não influencia em nada no aparecimento dos monstros, serve apenas para que você possa enxergar melhor. A única coisa que impede que os monstros apareçam é uma casa totalmente fechada.)

De noite, mais dois tipos de monstros aparecerão: Zumbis e Demon Eyes. Zumbis são agressivos e vão tentar alcançar seu personagem da forma que puderem. Ao serem mortos, eles podem ocasionalmente deixar Shackles (manilhas), que são um Acessório. Quando equipadas num espaço de Acessório, elas garantem um ponto de Defesa ao seu personagem. Demon Eyes ficam voando em volta de seu personagem, tentando acertá-lo. Eles deixam Lens (lentes), que serão úteis mais adiante em seu progresso no jogo.

Todos os monstrons também deixam Coins (moedas). Os dois monstros descritos deixam um pouco de Copper Coins (de cobre) e raramente algumas Silver Coins (de prata). Moedas serão usadas depois para comprar suprimentos dos NPCs.

Tomar dano é parte inevitável da vida. No começo do jogo um bom jeito de recuperar vida é comer Mushrooms (cogumelos). Quando um cogumelo for encontrado, basta acertá-lo com qualquer arma ou ferramenta que ele poderá ser pego para o seu inventário. Como todo e qualquer objeto, para ser utilizado ele deve estar em sua barra de ação. Utilizar um cogumelo irá consumí-lo e recuperar 20 de vida do seu personagem (um coração). Consumíveis desse tipo precisam de um intervalo de 13 segundos entre utilizações, que impede que se use vários em seguida, portanto é bom manter sempre sua vida no máximo.

Blood Moon (Lua de Sangue) é um evento raro e aleatório que pode acontecer sempre que chega a noite. Durante esse evento, os zumbis aparecerão em maior número e serão capazes de abrir portas. Para se proteger em casa durante a Blood Moon, basta colocar um bloco encostado em sua porta. Zumbis não podem quebrar as portas, e com o bloco no caminho elas não poderão ser abertas. O artigo sobre a Blood Moon fornece várias estratégias para uma ação ofensiva, bem como mais dicas para ficar na defensiva.

Defesa de Fosso de Lava[editar | editar código-fonte]

Quando você chegar mais adiante no jogo e minerar fundo o suficiente, você vai descobrir poças de lava. Essas poças de lava podem ser muito úteis para defesa contra zumbis e outro monstros. Faça um balde e leve-o até a lava, preencha-o e traga de volta à superfície. Cave um pequeno fosso próximo à sua porta (de 2-3 blocos de profundidade e 5-7 de largura) e preencha com a lava que você trouxe. Repita quantas vezes achar necessário, pois não precisa de muita lava para matar um monstro. Os NPCs também são vulneráveis à lava e se eles caírem nela, vão morrer na maioria das vezes, pois não conseguirão sair. Esse é o único ponto negativo de utilizar esse método de defesa. Você pode depois construir torres para atirarflechas e outras armas à distância nos monstros que estiverem do outro lado do fosso. Consulte a seção de armadilhas no guia de PvP para mais idéias sobre como defender sua casa.

No seu Jardim[editar | editar código-fonte]

Se você andou prestando atenção, deve ter percebido que ao cortar algumas árvores você ganha mais do que só madeira. É possível receber também uma acorn (semente), que será usada para plantar novas árvores. Procure um lugar aberto à luz do sol e com grama para que a semente possa crescer, coloque-a em sua barra de ação, clique no chão onde você a quiser plantar e um broto surgirá. Pode ser necessário limpar ao redor do local escolhido, retirando as gramas altas e flores, o que pode ser feito com qualquer arma ou ferramenta.

As árvores precisam de espaço suficiente em ambos os lados para que possa crescer ao seu tamanho máximo. Isso significa que plantar dois brotos muito próximos um ao outro ou a obstáculos os impedirá de crescer. Mantenha um espaço médio de 5 blocos entre seus brotos para que todos possam crescer, fornecendo madeira e mais sementes para renovar a plantação.

Se for difícil encontrar um bom lugar à luz do sol para o plantio, faça um você mesmo! Você pode usar a picareta para nivelar uma grande seção de terra, de preferência próximo à sua casa, e um martelo para tirar a parede de terra que possa ficar ao fundo. Espera algum tempo para crescer a grama na terra que você acabou de nivelar e então comece o plantio de sua própria floresta de madeira renovável. (As árvores plantadas não chegam à mesma altura das árvores geradas com o mundo.)

http://www.youtube.com/watch?v=ltMdnpZx7ew