Guia:Começando

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Predefinição:Guia

Bem-vindo ao Terraria!

Se você está aqui então você provavelmente começou a jogar e se perguntou o quê você deve fazer (e talvez como evitar a morte). Ou talvez você não começou a jogar e está se perguntando por onde começar. De qualquer jeito, estamos aqui pra lhe ajudar. Todos têm de começar por algum lugar e já que todos nós já estivemos lá antes, fizemos este guia para lhe ajudar, desde sobreviver seus primeiros dias em Terraria, até onde ir depois disso.

Esse guia deve ajudar uma pessoa sem nenhum conhecimento sobre o jogo e transformá-la em um explorador de Terraria fidedigno! E não se preocupe, nós não mordemos, mas cuidado com os monstros; talvez eles irão!

Modo de jogo[editar | editar código-fonte]

Na tela inicial de Terraria, escolha um modo de jogo, clicando em Single Player (Um Jogador) ou em Multiplayer (Multijogador).

Por enquanto, recomendamos que escolha Single Player para sua primeira experiência em Terraria, pois é o jeito mais fácil de aprender. De agora em diante, o Guia irá assumir que essa foi sua escolha.

Criação de Personagem[editar | editar código-fonte]

Tela de criação de personagem

Depois de escolher que modo jogar, clique em New (Novo) na tela de seleção de personagem para criar um personagem novo. Quando o fizer, verá todas as propriedades de personagem que poderá customizar.

Note: Nenhuma das configurações são mandatórias e você pode pular qualquer uma delas. Você pode até pular todas e ir diretamente para a próxima seção, Finalizando, abaixo.

Aparência[editar | editar código-fonte]

As primeiras quatro propriedades de personagem mudam a aparência de seu personagem: Hair(Cabelo), Eyes(Olhos), Skin(Pele), e Clothes(Roupas). Nota: Essas configurações são puramente cosméticas e não afetam a jogatina.

  • No menu de roupas há mais quatro opções para escolher. A cor de suas roupas podem ser mudadas durante a jogatina usando uma dresser(cômoda).
  • Para escolher as cores no menu, use as barras deslizantes que forem fornecidas.
  • A cor e o corte do cabelo podem ser mudadas depois com a ajuda do NPC Estilista.

Sexo[editar | editar código-fonte]

As únicas diferenças entre personagens Machos e Fêmeas são sua aparência física, e som de quando são machucados. Nota: Você pode trocar o sexo de seu personagem após a criação usando uma Gender Change Potion (Poção de Troca de Sexo).

Dificuldade[editar | editar código-fonte]

Um modo de Dificuldade do Personagem deve ser escolhido nas versões de PC e Console, mas na versão Mobile não há opção, e Softcore é escolhido por padrão. Nota: Para sua primeira experiência em Terraria, é recomendado deixar seu personagem no modo Softcore. É o modo mais fácil, e fará com que a sua experiência de aprendizado seja mais aproveitável.

A configuração de dificuldade de personagem determina apenas o que acontece quando seu personagem é morto - não afeta nenhum outro aspecto da jogatina, incluindo o quão difícil os inimigos serão.

  • Modo Softcore é a dificuldade mais fácil. Também é a dificuldade padrão apresentada ao jogador. Quando o personagem morre, ele irá largar metade das moedas carregadas com ele no chão. O resto do inventário continuará intacto, e quaisquer moedas largadas poderão ser recuperadas de onde foram deixadas.
  • Modo Mediumcore é o segundo modo apresentado ao jogador. Quando o personagem morre, todos os itens, moedas e munições cairão. Assim como as moedas, os itens largados podem ser recuperados de onde foram deixados. No entanto, em certas circunstancias os itens largados podem ser permanentemente destruídos (por exemplo, se caírem na lava).
  • Modo Hardcore é o modo mais dificil e severo apresentado ao jogador – ele é essencialmente permadeath (morte permanente). Todos os itens serão descartados, o personagem irá se transformar em um fantasma, e serão excluídos ao encerrar a sessão. Em um jogo multiplayer, outros jogadores podem ajudar a recuperar os itens deixados, porém, no modo singleplayer eles se perderão para sempre. Esse modo não é recomendado para os fins deste guia. (Nota: modo hardcore não é a mesma coisa que hardmode, que ocorre em estágios posteriores em qualquer dificuldade.)

Finalizando[editar | editar código-fonte]

  • Clique em Create (Criar) para confirmar a criação do personagem e com as configurações que você escolheu (ou padrões, caso nada tenha sido alterado).
  • A próxima tela pede para você inserir o nome do personagem, então escreva um nome e clique em Accept (aceitar).

Na lista de seleção de personagem, escolha seu personagem. A tela de seleção de mundo, irá aparecer.


Criação de mundo[editar | editar código-fonte]

Selecione New (Novo). Você será apresentado à 3 opções de tamanhos de mundo: Small (Pequeno), Medium (Médio), e Large (Grande)


  • Mundos pequenos são relativamente compactos. Os oceanos são mais próximos do ponto inicial, além de não serem tão fundos. A Corrupção / Crimson (áreas difíceis e perigosas) estarão em apenas um ou dois lugares.
  • Mundos médios estão entre o mundo pequeno e grande em relação ao tamanho. Um novo jogador ao viajar para as “bordas” do mapa, levará cerca de 1 dia de jogo (15 minutos em tempo real).
  • Mundos grandes são verdadeiramente enormes. Para alcançar as seções mais profundas do mapa demorará um pouco, e vários dias para os oceanos. A Corrupção / Crimson aparecerão em 3 à 4 lugares.

Nós recomendamos que você crie um mundo pequeno caso seja sua primeira experiência no Terraria. Mundos médios e grandes proporcionarão mais espaço para exploração, que você provavelmente vai querer uma vez que tenha ganho alguma experiência, mas como um novato você irá querer menos distância para viajar. Não se preocupe, mundos pequenos ainda são grandes, principalmente para iniciantes – Uma exploração completa pode facilmente levar muitos dias de jogo na vida real.


Na lista de seleção de mundo, escolha seu mundo para carregar o jogo

Agora finalmente está na hora de entrar no Terraria!


Começando o jogo[editar | editar código-fonte]

Uma amostra de mundo no Terraria.

Ao entrar em um mundo, pela primeira vez, seu personagem irá aparecer (ser colocado no jogo) no centro do mapa, assim você tem metade do mundo para explorar para a esquerda, e metade para a direita. Este local é conhecido como o Ponto de Spawn (ou simplesmente, o "Spawn") e será onde seu personagem irá aparecer cada vez que entrar no mundo. A maioria dos Pontos de Spawn iniciais estão localizadas em biomas de Floresta, mas às vezes em um bioma de neve também.

Nota: O Ponto de Spawn pode ser mudado depois usando as Beds (camas), mas vamos chegar nisso depois.

Primeiro vamos ver um pouco dos comandos do jogo.

Movimentação e Atalhos

A movimentação do jogo, por padrão, usa o teclado, enquanto a maioria das interações, como quebrar blocos, construir e lutar, usam o mouse. Essas configurações podem ser alteradas no menu de configurações antes de entrar em um mundo (você pode até mesmo jogar no controle, se possuir um), mas vamos considerar que você não modificou as configurações padrão.

  • A faz o personagem andar para esquerda
  • D faz o personagem andar para a direita.
  • Barra de Espaço faz o personagem pular
  • S faz o personagem cair de plataformas e descer cordas.
  • W faz o personagem subir em cordas.
  • Botão Esquerdo do mouse usa o item selecionado na "hotbar" (aquela que possui 10 espaços que se encontra no canto superior esquerdo da tela). Se a opção "autopause" estiver desligada, você poderá até abrir o inventário (atalho "Esc"), pegar um item e clicar com o botão esquerdo para usá-lo. Alguns itens tem uso contínuo caso você segure o botão esquerdo, mas a maioria possui uso único.
  • Botão Direito do mouse interage com o mundo, como, por exemplo, abrir portas ou ativar certos mecanismos. O ponteiro do mouse pode mudar dependendo do item que pode ser interagido.
  • Tecla Shift Vai automaticamente colocar tochas (é necessário clicar com o botão esquerdo enquanto segura o atalho), minerar blocos (não é necessário ter uma pickaxe [picareta] na Hotbar), e uma variedades de outras coisas.
  • Control vai acionar o "smart cursor", que vai quebrar blocos automaticamente dependendo da ferramenta usada. Pickaxes (picaretas) vão quebrar blocos em direção ao cursor, enquanto hammers (martelos) vão quebrar as paredes dentro de um círculo em volta do personagem. Axes (machados) vão alvejar a parte mais baixas das árvores.

Hotbar e Inventário[editar | editar código-fonte]

A hotbar[editar | editar código-fonte]

No canto superior esquerdo da tela, terá dez caixas numeradas de 1 a 0 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0). Esses são espaços especiais do inventário, a Hotbar, ela contém os itens que você tem acesso, Pressione "Esc" para ver o resto do inventário (se a opção "autopause" estiver ligada, isso vai pausar o jogo). O inventário está vazio agora, já que você não encontrou nenhum item ainda, mas não se preocupe, logo mais você achará mais do que pode carregar. Pressione "Esc" novamente para fechar o inventário.

Todos os personagens criados começam com um padrão de itens na Hotbar, sendo esses uma: Copper Pickaxe (Picareta de Cobre), a Copper Axe (Machado de Cobre) e uma Copper Shortsword (Espada Curta de Cobre)Desktop only.pngConsole only.pngWooden Sword(Espada de Madeira)Mobile only.png.

  • A Copper Pickaxe é uma ferramenta usada para escavar blocos, bem como quebrar itens colocados como móveis. Quando selecionado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse para usá-lo continuamente. O Copper Axe é uma ferramenta usada para derrubar árvores para obter madeira. Quando selecionado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse para usá-lo continuamente. A Copper Shortsword é uma arma usada para atacar os inimigos. Algumas armas podem ser usadas continuamente ("autofire") enquanto outras exigem um clique para cada ataque. O slot do item atualmente selecionado na hotbar será um pouco maior que os outros slots e terá uma cor de fundo destacada, com o nome do item listado acima da hotbar. Este item será usado quando você clicar no botão esquerdo do mouse. A seleção atual pode ser alterada por:
  1. Pressionando a tecla chave correspondente ao número indicado na caixa ao canto esquerdo superior
  2. Usando a roda do mouse
  3. Clicando no slot com o ponteiro

Se você não quiser clicar acidentalmente em outros slots de hotbar (o terceiro recurso), é possível bloquear a barra de acesso clicando no botão de cadeado à esquerda da barra ativa enquanto o inventário estiver aberto. Para ativar novamente o recurso, basta clicar no cadeado mais uma vez para desbloqueá-lo novamente.

Reorganizando o hotbar[editar | editar código-fonte]

  • Itens no hotbar só podem ser alterados quando o estoque estiver aberto. Isso é feito com 2 cliques, uma vez para pegar o item e outro para soltá-lo.

Experimente agora com o Machado de Cobre: ​​abra o inventário e traga o ponteiro do mouse sobre o machado e clique nele. Se você mover o ponteiro do mouse, verá o machado anexado a ele. Aponte para um dos slots vazios na parte inferior do inventário e clique novamente para posicionar o machado no slot. O que você fez foi mover um item do hotbar para um slot de armazenamento. Os itens nos slots de armazenamento não podem ser usados ​​diretamente quando o estoque é fechado, ao contrário dos itens no hotbar - eles simplesmente estão sendo carregados pelo seu personagem.

Mova o machado de volta para um slot de hotbar. Enquanto o inventário está aberto, você pode pegar e reorganizar os itens no hotbar ao seu gosto. Mais tarde, quando você adquirir mais itens, terá que decidir quais itens devem ser acessados ​​no hotbar, enquanto todo o resto é colocado no armazenamento. Geralmente você vai querer suas melhores ferramentas e armas no hotbar, juntamente com pelo menos uma fonte de luz e um tipo de blocos .

O inventario[editar | editar código-fonte]

Abaixo do hotbar está o restante do estoque. 10 slots de hotbar mais 40 slots de armazenamento de inventário proporcionam um total de 50 slots. Além disso, você tem um slot de lixo e colunas de 4 slots para moedas e munições.

No canto inferior direito, há uma seção separada para equipamentos e acessórios, enquanto abaixo, à esquerda, está a seção Crafting . Para os propósitos deste guia, estas seções serão ignoradas - você pode consultá-las mais tarde no artigo detalhado do Inventário.

Outros Elementos da Interface[editar | editar código-fonte]

    • Os corações vermelhos ao lado do inventário indicam a Vida(HP) do personagem. Todos os personagens começam com 100HP (indicados por cinco corações) e atualmente pode ir até aos 400 via Cristais de Vida, E então mais impulsionado a 500 com Frutas de Vida. O HP começa a regenerar após um curto período de não tomar mais danos. Ficando parado ainda aumenta a taxa de regeneração.
    • A estrela azul no lado direito da tela indica Mana(MP) do personagem. Novos personagens começam com 20MP, representado por uma estrela. Como o mana máxima é aumentada (usando Cristais de Mana), estrelas adicionais serão exibidos abaixo do original. Mana regenera logo após que o uso de mana é interrompido, e a uma taxa muito mais rápida de linha de base em comparação com a regeneração de HP. Nota: Para mais detalhes sobre a saúde e mana, consulte os respectivos artigos.

O primeiro dia[editar | editar código-fonte]

Após carregar o mundo com suas características você irá surtir em um ponto próximo a um NPC, que é o Guia[Guide]. Fale com ele se você quiser, ele tem algumas dicas para novos jogadores e mostrará as receitas de artesanato disponíveis se você mostrar a ele um item.

Vamos experimentar as ferramentas com as quais você começa.

Cavando e colocando coisas[editar | editar código-fonte]

Comece selecionando a picareta de cobre no hotbar. Mova o ponteiro do mouse sobre algum Dirt ou Stone próximo , então clique e segure o botão esquerdo do mouse para usar a picareta para acertar cada bloco várias vezes. Os blocos serão liberados, e se você estiver perto o suficiente, eles serão automaticamente escolhidos pelo seu personagem. Observe que os blocos que você pegou agora são exibidos em outro slot do seu hotbar. Continue até que você tenha pelo menos 5 ou mais blocos. O número de blocos no slot é indicado pelo número exibido lá.

Isso é como cavar coisas! Fácil, não foi? Para construir!

Selecione um slot de hotbar que contenha blocos e clique com o botão esquerdo em um espaço vazio próximo ao seu caractere para colocar um bloco. Note que você precisa colocar blocos em cima dos blocos existentes, eles não podem ser colocados flutuando livremente no ar (a menos que haja uma parede de fundo que eles possam aderir). Se você fez isso corretamente, um bloco do seu hotbar deve se encaixar com um "baque". Tente colocar outro bloco em cima do que você acabou de colocar, em seguida, tente segurar o botão esquerdo do mouse enquanto você move o ponteiro, para colocar continuamente blocos de conexão. (Seu personagem deve estar perto o suficiente para colocar os blocos - se você estiver muito longe, nada acontecerá.)

Você pode remover quaisquer blocos colocados anteriormente, escavando-os de volta com a sua picareta, até mesmo o bloco originalmente conectado aos blocos de terra acima dele não cairá devido à gravidade. Isto é verdade para a maioria dos blocos, exceto por um pequeno punhado como areia e lodo , que caem quando não há blocos de apoio abaixo deles.

Você provavelmente notou o NPC próximo - que seria o Guia , ele fornece dicas e o lembra de receitas de artesanato disponíveis, se mostrado um item.

Ok, vamos encontrar algo para fazer!

Construindo uma casa[editar | editar código-fonte]

Uma casa básica para a primeira noite em Terraria.
Embora seja divertido explorar, seria bom ter uma base de operações, certo? Em algum lugar para armazenar o tesouro inevitável de pilhagem você vai acumular, bem como um lugar para o abrigo. O último é especialmente importante para os NPCs, porque eles só se moverão (ou reaparecerão depois de serem mortos) se houver um lugar para eles ficarem. Então, vamos começar construindo uma casa para o Guia.

A madeira é um recurso versátil e abundante, então use o Machado de Cobre para cortar algumas árvores .

Se um monstro se aproximar de você, mude para a Espada Curta de Cobre e mate-a.

Uma vez que você tenha obtido cerca de 100 peças de madeira, encontre um bom nível de terreno - use a picareta para achatar o solo e preencher os buracos com os blocos de terra que você desenterrou. Hora de começar a rachar!

Tudo o que você precisa fazer é seguir as etapas mostradas nas imagens.

1) Comece colocando madeira no chão para fazer o chão da casa, depois adicione as paredes de bloco e o teto. Certifique-se de que tenha pelo menos 4 blocos de altura. Não se preocupe com paredes de fundo ou portas ainda. O tamanho não é muito importante, desde que não seja muito pequeno.

A propósito, você pode usar blocos de terra como material de construção se tiver medo de ficar sem madeira. As árvores podem ser replantadas (usando as bolotas que caem quando você as corta), mas levam algum tempo para crescer.

2) Essa casa não é nem de longe atraente (mesmo que ela realmente impeça que os inimigos cheguem até você), então você terá que fazer alguns itens para transformá-la em uma estrutura habitável.

Expanda o inventário e olhe para o canto inferior esquerdo da interface. Este é o canto de criação, que exibirá os itens que você pode criar no momento. Seu conteúdo será alterado com base no que você está carregando e em quais Crafting Stations você está perto.

Mesmo que você ainda não tenha nenhuma crafting station, existem algumas receitas básicas disponíveis. Supondo que você tenha madeira extra e um pouco de gel (matando slimes), você deverá ver receitas disponíveis para fazer tochas, plataformas de madeira e uma bancada de trabalho. A bancada de trabalho é um item importante porque é a primeira crafting station disponível para você.

3) Clique nele para selecionar a receita atual, ou role até ela usando o scroll do mouse e clique novamente nela para criar uma. Uma bancada de trabalho será criada automaticamente a partir do seu estoque de madeira e colocada no seu inventário.

4) Mova a bancada para um slot da barra principal para poder colocá-la no chão da casa.

Agora que você tem uma crafting station (a bancada de trabalho que acabou de colocar), haverão receitas adicionais disponíveis quando você estiver perto dela e abrir a interface de artesanato.

  • Clicando e mantendo pressionado o botão direito do mouse no item a ser criado permite criar continuamente múltiplos do mesmo item.

Com a bancada de trabalho posicionada, vamos criar mais alguns itens:

  • Martelo de Madeira - requer: 8 madeira. Use o martelo para derrubar quaisquer paredes de fundo de terra que possam ter sido deixadas após a construção da casa. Enquanto as paredes de fundo servem para impedir que os monstros spawnem (apareçam) dentro de uma casa, as paredes de fundo naturais não.

Em seguida, crie uma porta para a casa para que você possa entrar e sair sem a necessidade de deixar um buraco permanente na parede aberto.

5) Porta de Madeira - requer: 6 madeira. Abra um lado da casa e coloque a porta lá.

As portas podem ser abertas e fechadas clicando com o botão direito do mouse sobre elas, e a direção em que a porta será aberta é baseada na direção que o personagem está olhando. Todos os NPCs podem abrir portas, enquanto os monstros não podem, exceto durante eventos como Luas de Sangue ou invasões. Alguns monstros podem derrubar portas - em geral, as portas não são infalíveis contra monstros.

Ainda parece uma caixa bastante arejada, não é? O próximo passo na construção é criar e colocar algumas paredes de fundo. Isso também impede que os monstros spawnem dentro.

6) Parede de Madeira - requer 1 madeira para 4 peças de parede. Para um visual perfeito, as paredes precisam ser colocadas sobrepostas, portanto, você precisará de mais do que imagina de início. Também não deve haver rachaduras, portanto, as paredes deverão ser colocadas sobrepostas aos blocos que compõem a estrutura da casa. Felizmente, a maioria das receitas de parede cria várias peças; a proporção de 1: 4 é comum. Por enquanto, use 20 pedaços de madeira para criar 80 pedaços de parede de madeira.

Parece melhor, mesmo que ainda seja uma caixa, agora com uma porta. Estamos quase terminando - tudo o que resta são alguns móveis e iluminação. Afinal, ninguém quer ficar parado no escuro, nem mesmo os NPCs.

Se você ainda não o fez, crie várias tochas e coloque algumas na casa. As tochas duram para sempre e são muito úteis como marcadores, indicando onde você explorou; portanto, mais tarde, quando você tiver madeira e gel suficientes, crie um stack (99) delas. Por último, nenhuma casa é considerada adequada ao NPC sem uma cadeira e uma mesa, então crie uma de cada e coloque-as na casa.

7) Vamos verificar se esta casa está pronta para ser ocupada. Abra a interface do inventário e, à direita da hotbar, clique no ícone de Alojamento. Clique no grande sinal de interrogação branco, mova o ponteiro para qualquer lugar do interior da casa e clique. Se a casa for aceitável, você receberá uma mensagem em fonte amarela dizendo isso no canto inferior esquerdo da tela.

8) Agora que a casa é considerada válida, vamos dizer ao Guia para se mudar. Na seção de habitação, olhe abaixo do sinal de interrogação - você verá um retrato de todos os NPCs presentes no mundo. Atualmente existe apenas 1, o Guia. Clique neste retrato e clique em qualquer lugar do interior da casa (como se fosse colocar um item). Pronto! Esta casa agora pertence ao Guia.

Quando a noite cai, todos os NPCs retornam às suas casas e param de se mover. Os NPCs sem moradia andam por aí com cautela - geralmente isso não acontece porque os NPCs só aparecem no mundo quando seus requisitos são atendidos, além de haver uma casa vazia para eles se mudarem. Ainda assim, é possível desmontar uma casa depois que um NPC se mudar, deixando-os presos - por exemplo, se você demolir a casa deles para construir uma melhor, você pode temporariamente cercá-los com blocos de terra para impedir que os monstros os alcancem.

Embora possa parecer humilhante ser forçado a se esconder em um buraco tampado com terra, tenha certeza de que todos já estivemos lá. Ei, pelo menos você sobreviverá para ver o próximo nascer do sol.

Agora é hora de explorar (e matar!)

... E defendendo-a![editar | editar código-fonte]

Os números vermelhos são os danos causados ao jogador; Os números laranja são os danos causados aos monstros.

Ao construir uma casa, o jogador pode ter enfrentado e matado vários Slimes. No entanto, há uma pequena chance de que seu primeiro dia tenha passado sem um único monstro aparecer. Aqui, o guia mostrará aos jogadores como lutar em Terraria. Durante a noite, você encontrará muitos tipos de Olho Demoníaco e Zumbis. Como eles são difíceis de matar no começo, você encontrará muito mais armas, facilitando a matar zumbis, olhos de demônio e muito mais monstros. Mas, por enquanto, vamos nos manter no básico.

  • Ao empunhar uma ferramenta ou arma, clicar com o botão esquerdo fará com que a arma dê um golpe ou seja lançada no caso de um Bumerangue, Estrela-Ninja ou Faca de Arremessar, ou atire uma flecha no caso de um Arco.
  • Uma arma dedicada é geralmente a melhor e com as sobras de madeira coletadas anteriormente, o jogador pode criar uma Espada de Madeira (7 pedaços de madeira) na Bancada de Trabalho para substituir a Espada Curta de Cobre.
    • A Espada de Madeira causa mais dano.
    • A Espada de Madeira, como outras espadas largas, golpeia em arco ao invés de esfaquear para a frente. Isso permite que ela proteja o jogador de muito mais ângulos de ataque, o que é importante à medida que os Slimes se movem pulando, e geralmente podem atacar de cima.

Levar dano e morrer será uma parte inevitável do início em Terraria.

  • No início do jogo, uma boa maneira de recuperar vida é comer Cogumelos. Quando encontrar um, golpeie com uma arma ou ferramenta. Ele pode ser recolhido e consumido para recuperar 15 pontos de vida.
    • Consumíveis como esses têm um tempo de recarga de 60 segundos entre os usos, por isso é uma boa ideia evitar levar dano o máximo possível.
  • Os prejuízos causados por uma morte podem ser reduzidos depositando periodicamente todo o dinheiro e itens em um Baú ou um Porquinho em casa, onde permanecerão em segurança independentemente de uma morte infeliz.

Dependendo da hora do dia, haverão diferentes tipos de inimigos. Todos os monstros do jogo dropam (deixam cair após sua morte) Moedas, além da possibilidade de um drop específico do monstro morto. Os três monstros listados abaixo deixarão algumas Moedas de Cobre e raramente algumas Moedas de Prata, que serão usadas posteriormente para comprar suprimentos de NPCs.

Durante o dia:

  • Os Slimes são predominantes durante o dia e dropam Gels, que são usados para criar tochas. Existem alguns slimes que podem spawnar, e a maioria pode ser morta com poucos golpes.

Durante a noite:

  • Zumbis são agressivos e tentam chegar ao personagem sempre que possível. Eles podem dropar Algemas, que é um acessório que concede um ponto de defesa.
  • Olhos Demôníacos flutuam por aí e ocasionalmente tentam atacar o personagem. Eles dropam Lentes, que serão úteis mais para frente. Se o jogador conseguir coletar 2 lentes, ele poderá criar um Óculos de Proteção que concede 1 ponto de defesa.

Existem eventos que acontecem periodicamente podem adicionar desafios extras ao jogo. No início, há apenas um evento com o qual o jogador terá que lidar: A Lua de Sangue.

  • Luas de Sangue são eventos aleatórios que podem acontecer a qualquer momento que a noite se aproxima, desde que essa noite não seja de lua nova, e pelo menos um jogador no jogo tenha mais de 120 pontos de vida máxima. (Ter mais de 100 pontos de vida máxima também permite que o NPC da Enfermeira apareça. Como aumentar a vida máxima será mostrado mais tarde).
  • Os jogadores são notificados disso com a mensagem 'A Lua de Sangue está subindo ...'. Durante esse tempo, os zumbis aparecerão em maior número e terão a capacidade de abrir portas.
  • Para passar uma Lua de Sangue em segurança, basta colocar um bloco no lado de dentro da porta. Zumbis não podem destruir blocos, então eles não serão capazes de entrar.
  • Além disso, colocar móveis nas portas pode impedir a entrada de zumbis.
  • Você também pode cavar um buraco profundo de 2 blocos de largura do lado de fora, próximo a porta. Os zumbis não quebrarão a porta porque não conseguirão alcança-la.
  • O artigo da Lua de Sangue contém mais estratégias de ataque e mais dicas de defesa.

Minerando[editar | editar código-fonte]

1. Tipos de minério, da esquerda para a direita: Pedra, Cobre, Ferro, Prata e Ouro
2. Cavando um buraco de ar.
3. Uma ponte vazada e uma Geléia Mãe.

Chegou a hora de começar o maravilhoso processo de avanço e melhoria de armas, pois não há outra maneira de ficar mais forte além do poder vindo de equipamentos melhores. No entanto, uma Bancada de Trabalho não será suficiente para criar nosso equipamento, precisaremos de uma Fornalha. Uma fornalha servirá para transformar Minério em Barras (e também pode ser usado para fazer itens de vidro e cerâmica), que são os principais materiais de construção de armas, ferramentas e armaduras. Explore e encontre jazidas de Pedra e minere pelo menos 20 blocos. Também são necessárias Tochas para a criação de uma fornalha, portanto mate alguns slimes para obter um pouco de Gel. Por último, pegue um pouquinho de madeira. Vá para a bancada de trabalho e crie uma fornalha e coloque-a no chão.

O minério é um material fundamental em Terraria e para sobreviver às próximas etapas do jogo, você forja muitas barras. Enquanto explora o mundo, fique atento a blocos coloridos estranhos, pois provavelmente serão jazidas de minério. A figura à direita (1) mostra os cinco tipos mais comuns de minérios e pedra.

Também precisamos fazer uma Bigorna de Ferro ou Bigorna de Chumbo (alguns mundos terão chumbo em vez de ferro). Ferro e chumbo são idênticos, exceto pela aparência e nome). Bigornas são usadas para criar itens com barras. Explore e encontre um pouco de Minério de Ferro ou Minério de Chumbo. Para fundir uma Barra de Ferro/Barra de Chumbo, três minérios de ferro/chumbo devem estar presentes. Como precisamos de cinco barras no total para criar a bigorna com sucesso, precisamos de 15 Minérios de Ferro/Chumbo. Depois que o minério for coletado e fundido no forno, vá para a bancada e crie uma Bigorna de Ferro/Chumbo (você também pode comprar uma bigorna de um Comerciante por 50 de prata). Quando colocado (de preferência próximo a fornalha), um novo conjunto de receitas ficará disponível. A superfície tem sua parcela de minério, mas para obter os melhores itens do jogo, você precisa cavar mais fundo.

É altamente recomendável começar a reunir materiais para alguns Buffs. Um novo personagem em um novo mapa pode reunir rapidamente Areia e Nascer do Dia, necessárias para algumas poções de buff, assim como as Sementes do Nascer do Dia e Argila usadas para começar a Jardinagem com Potes de Argila. Todas as poções de buff usam Água Engarrafada, pelo menos uma das seis Ervas e, na maioria dos casos, outro item como Minério, drops de monstros ou outros objetos que spawnam naturalmente. Dois dos buffs mais comuns que podem ser facilmente produzidos no início são a Poção de Regeneração e a Poção de Pele de Ferro, que podem melhorar significativamente sua capacidade de sobrevivência.

Explorando Cavernas[editar | editar código-fonte]

Existem muitas formas de se explorar em Terraria. Abrir um buraco direto para baixo ou procurar uma caverna aberta são algumas opções. Nesta fase inicial do jogo, tenha cuidado ao cavar buracos. Usando os blocos coletados ao cavar ou criando Plataformas de Madeira você pode construir um caminho de volta. Outra coisa a observar é cavernas profundas. Ao cair de grandes distâncias, o personagem sofrerá dano por queda.

Quando estiver no subsolo não haverá luz. Para iluminar sua área e enxergar, você pode segurar uma tocha na mão colocando e selecionando um stack de tochas na hotbar. No entanto, você não poderá usar mais nada enquanto segura a tocha. Você pode colocar uma tocha na parede ou no chão clicando com o botão esquerdo onde deseja colocá-la. Isso não apenas permitirá que você veja os monstros para combatê-los, mas também é útil para ver monstros a longa distância, marcar o caminho de volta, e mostrar onde e até onde você foi se você volte para a mesma caverna para explorar mais. Além de colocar tochas, você pode atirar uma (a tecla T por padrão), que é útil para ver o que está no fundo de um buraco e o quão distante ele é do ponto onde você se encontra (ao contrário de todos os outros itens do jogo, lançar uma tocha gasta apenas um item do stack, em vez do stack inteiro).

Ao explorar cavernas, você frequentemente encontrará vasos. Você pode quebrá-los com uma arma ou ferramenta para obter alguns itens. Os baús e os baús dourados são mais raros. Quando você estiver perto ou na frente de um baú, clique com o botão direito do mouse, o que mostrará seu inventário e abaixo dele, o conteúdo do baú. Você pode clicar em um item do baú para pegá-lo e clicar novamente em um quadrado do inventário para guardá-lo. Como alternativa, você pode clicar em "Pegar tudo" à direita do inventário do baú para pegar todo o conteúdo do mesmo. Quando o baú estiver vazio, você pode bater nele com sua picareta para pegá-lo e levá-lo com você. Você pode posicioná-lo em outro lugar como se fosse qualquer outro móvel (se o baú não estiver completamente vazio ele permanecerá lá, não importa quantas vezes você o acerte). É recomendável levar alguns dos baús encontrados para sua casa a fim de guardar coisas, já que a criação de seu próprio baú ou barril usa barras de ferro e você deve economizar seu ferro para outros itens.

Outra coisa que você encontra no subterrâneo são as teias de aranha, que diminuem sua velocidade quando você tenta passar por elas. Você pode cortá-las com qualquer arma ou ferramenta. A teia de aranha coletada pode ser transformada em seda, usada para fazer uma cama, que pode ser usada para alterar seu ponto de spawn. A seda também pode ser usada para fazer alguns itens decorativos e itens sociais, ou pode ser vendida por duas moedas de prata por peça se você precisar de dinheiro. A própria teia de aranha coletada pode ser colocada igual a móveis ou uma tocha (selecione-a e clique com o botão esquerdo) para uso como decoração, ou colocada no fundo de uma caverna alta para interromper sua queda e evitar danos causados por quedas.

Durante a mineração é possível encontrar poços de água. Tochas não funcionam debaixo d'água. Bastões Luminosos funcionam debaixo d'água, mas não podem ser criados e devem ser encontrados nesta fase do jogo. Além disso, eles não podem ser colocados em blocos. Você pode jogá-los, mas eles saltarão e se moverão então pode ser difícil colocar exatamente onde você os quer. Você pode criar Bastões Luminosos Adesivos em qualquer lugar combinando gel com um bastão luminoso. Estes grudam nas paredes quando jogados facilitando a colocação. Não importa o que você use, no entanto, os bastões luminosos duram apenas 5 minutos.

Observe também que assim como outros itens, um bastão luminoso deve ser lançado com o comando de ataque.

A tecla de atalho para "lançar" um item é o botão "T", mas usando esse método toda o stack de bastões luminosos será lançada. Em vez disso, você deve usar o comando de ataque, que lança um bastão individual.

Ao pisar em um poço de água, o personagem afundará. Não tenha medo de mergulhar para continuar se movendo para baixo, pois o personagem tem um fôlego bastante grande. No entanto, se estiver quase sem ar, há uma maneira de recuperar o fôlego rapidamente. Primeiro encontre uma parede ou faça um pequeno buraco no fundo da água (o buraco deve ter cerca de 10 quadrados de profundidade). Em seguida, faça um buraco de 3 blocos de altura na parede e em seguida, um buraco de 4 a 6 blocos de altura e 2 ou mais blocos de largura nessa parede. A água não preencherá a parte superior. Conforme o fôlego for acabando, pule para a parte sem água. Isso reiniciará o medidor de fôlego. (2)

Existem muitos abismos dentro das cavernas. Uma maneira eficaz de atravessá-los é criar uma ponte vazada (3). Para fazer isso, crie uma parede de fundo de qualquer material, sendo pedra e terra as mais comuns. Coloque uma parede ao mais longe que o personagem puder alcançar e construa degraus com pelo menos um bloco de distância. Essa ponte traz dois benefícios:

  • A luz chega abaixo dos blocos.
  • A maioria dos inimigos não atravessará os blocos.

Observe que o personagem também não poderá passar pelos espaços. É uma boa ideia deixar uma abertura em algum lugar ao longo da ponte.


Depois[editar | editar código-fonte]

Agora que você aprendeu como jogar e sobreviver, a melhor coisa a fazer seria simplesmente continuar jogando, descobrindo coisas novas por conta própria. Se você ficar preso, encontrar algo sobre o que não tiver certeza ou simplesmente quiser informações detalhadas sobre um de seus itens, procure o que precisa no wiki. Pode ser útil verificar as páginas Armaduras e Armas para obter informações sobre a direção a seguir. Você também pode querer olhar as páginas sobre os Bosses (chefes) do jogo para saber qual será sua tarefa a longo prazo. E lembre-se, você pode jogar do seu jeito, então não se sinta obrigado a seguir a risca as informações desta wiki.

Dicas[editar | editar código-fonte]

  • Sair do jogo e entrar novamente no mundo irá fazer com que você volte ao seu ponto de renascimento (spawn).
  • É recomendável construir sua casa perto do seu ponto de renascimento(spawn), para que você tenha menos obstáculos caso volte a ele durante a noite ou apenas renasça.
  • Caso você acabe cavando muito, é melhor deixar um caminho para voltar, como uma escada improvisada para lhe ajudar a subir novamente.
  • Quando for minerar e explorar, leve muitas tochas, elas irão lhe ajudar bastante a iluminar um lugar quando necessário.
  • Tente evitar os biomas carmesim/corrupto (crimson/corrupted), há inimigos muito forte que você não conseguirá enfrentar por enquanto.

Mais Informações[editar | editar código-fonte]

Para informações detalhadas sobre alguns tópicos abordados neste guia, consulte os guias listados abaixo.

Crafting 101 - Este é o guia de criação introdutório. Ele contém uma explicação detalhada de como a fabricação funciona e a configuração ideal das crafting stations.

NPCs - Existem mais NPCs do que apenas o Guia para o qual você deseja criar casas.

Bases - Como criar uma base efetiva.

Mining techniques - Este guia detalha maneiras fáceis e eficientes de extrair minério e o que esperar ao se aventurar mais profundamente em Terraria.

Gardening - Como cultivar jardins de árvores, cogumelos e outros. Este é um guia maravilhoso para aprender a organizar e manter adequadamente um jardim.

Lista de Armas - Todas as armas que você pode encontrar em suas viagens estão listadas.

PvP - Um ótimo lugar para começar quando estiver procurando informações sobre o combate Player vs. Player. Não é bem para iniciantes, mas é uma ótima leitura para quem gostaria de estudar com antecedência.

Olho de Cthulhu - Um dos poucos bosses com os quais um jogador pode se deparar no início de seu mundo.

Lista de Inimigos - Uma lista de todos os bosses (chefes) que os jogadores entrarão em contato em seus mundos. Os bosses são monstros poderosos que têm muita vida e causam danos devastadores aos despreparados.