Guia:Começando

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Guia Isto é uma página de Guia.
Isso significa que a página te guiará por uma tarefa específica, estratégia ou batalha contra um inimigo/chefe.
Status: Em revisão (Este Guia está sendo revisado no momento ou foi revisado parcialmente. Ele não atende todos os padrões de qualidade ainda.)
  • Coisas para fazer:
     • Add platform-specific information-Nintendo Switch and pre-1.4 missing content
     • Add Main menu-related images (like, loading bar, character/world selection...)
  • Bem vindo ao Terraria!

    Esse guia irá ajudá-lo a começar sua jornada através do seu mundo. Ele irá abranger coisas básicas como criação de personagem, combate, e dicas de início de jogo, e encaminhá-lo para outros guias para mais conselhos. Continue lendo para um tutorial passo-a-passo de como começar seu primeiro jogo!

    Modo de Jogo[editar | editar código-fonte]

    Na tela inicial de Terraria você pode escolher o modo de jogo que gostaria de jogar. As opções disponíveis são Um Jogador ou Multijogador nas versões Versão para Computador Computador, Versão para Console Console e Versão para Celular Celular, ou Play Game no Versão para Console old-gen Console old-gen e Versão para 3DS3DS .

    As versões de Switch, Versão para Console old-gen Console old-gen e Versão para 3DS3DStêm um Tutorial próprio que nós recomendamos completá-lo primeiro.

    Esse guia irá assumir que você escolheu o modo Um Jogador, porque é mais fácil para aprender a jogar o jogo, então escolha essa opção por agora.

    Criação de Personagem[editar | editar código-fonte]

    A tela de criação de personagem na Versão para Computador Versão para Computador e Versão para Celular Versão para Celular

    Depois de selecionar o modo de jogo, você terá que criar e selecionar o seu próprio personagem. Clique no botão Novo no canto inferior direito para abrir a tela de criação de personagem. Aqui, você pode alterar várias propriedades do seu personagem.

    Nome e Dificuldade[editar | editar código-fonte]

    O nome de seu personagem irá aparecer quando entrar um um mundo, enviar mensagem no chat, e sempre que você morrer. Não precisa ser o mesmo que o seu nome de usuário na Steam ou do seu console.

    Você pode escolher diferentes opções de dificuldade do personagem: Clássico (Também conhecido como Softcore), Mediumcore, Hardcore, e Jornada.

    Nota: No Versão para 3DS3DS, todos os players estão no modo Classic; não há opção de dificuldade.

    A escolha da dificuldade determina o que acontece quando o seu personagem morre - isso não afeta nenhum outro aspecto da gameplay, inclusive a dificuldade dos inimigos.

    • Clássico, ou Softcore, significa que o personagem irá largar algumas de suas Moedas ao morrer. Dependendo da dificuldade do mundo, você irá largar metade, 3/4, ou todas as suas moedas. Moedas perdidas podem ser pegas retornando ao local da morte, mas talvez você precise derrotar o inimigo para pegá-las de volta.
    • Mediumcore significa que o personagem irá largar itens ao morrer. Itens largadores serão permanentemente perdidos se o jogador cair na lava, ser morto por um explosivo, ou sair do mundo.
    • Hardcore significa que o jogador tem apenas 1 vida; se ele morrer o personagem é permanentemente deletado. Nota: Hardcore não é a mesma coisa que Hardmode, que é um termo de progressão do jogo.
    • O Modo Jornada dá ao jogador várias opções de cheat, como um modo criativo limitado. Os personagens podem acessar o menu de cheat pressionando C, permitindo a eles habilitar o modo deus, duplicar items, escolher o tempo e o clima, desabilitar o surgimento de inimigos, etc. Entretanto, personagens do Modo Jornada podem entrar apenas em mundos do Modo Jornada.

    Nós recomendamos escolher Clássico/Softcore para seu primeiro jogo.

    Aparência (opcional)[editar | editar código-fonte]

    Predefinição:Image request Personagens podem ser visualmente customizados mudando seu gênero, aparência, cor dos olhos, cor da pele e roupas. Tudo menos a cor dos olhos e cor da pele pode ser mudado dentro do jogo usando certos itens.

    Nenhuma das opções de aparência tem qualquer efeito dentro do jogo além visual e falas ocasionais dos NPCs.

    Um exemplo de personagem feito usando o menu de custumização de personagem do Terraria Versão para Computador Versão para Computador e Versão para Celular Versão para Celular. A tela atual é de custumização de cabelos.
    • A barra de seleção de cor usa o sistema de Matriz/Saturação/Valores. A barra de cima muda a cor base; a do meio muda o quão forte a cor é; a de baixo clareia ou escurece a cor do preto ao branco. Veja HSV (Wikipedia) para uma explicação mais técnica.
    • As roupas serão sobrepostas pela Armadura e Itens Sociais. Isso pode ser desfeito usando o Familiar Set conforme você progredir.
    • Você pode mudar sus roupas no jogo depois usando usando a Cômoda. Para mudar o cabelo, ache a NPC Cabeleireira. Para mudar seu gênero, beba a Gender Change Potion.

    Uma vez terminado, clique em Criar para confirmar a criação do personagem. Agora, clique Jogar no seu personagem para entrar na tela de seleção de mundo.

    Criação de Mundo[editar | editar código-fonte]

    A tela de criação de mundo na Versão para Computador Versão para Computador e Versão para Celular Versão para Celular.

    Clique no botão Novo na tela de Selecionar Mundo para gerar seu primeiro mundo. Os jogadores não estão presos a um único mundo; Entretanto, nós recomendamos completar o jogo usando um único mundo primeiro para manter as coisas simples.

    Nome e Seed (opcional)[editar | editar código-fonte]

    Essas duas opções não têm muito efeito se você está começando.

    • O nome do seu mundo é mostrado na tele de Seleção de Mundo, e será mostrado para os outros jogadores se você for host no Modo Multiplayer. Ele também aparece em algumas mensagens de morte.
    • A Seed do mundo é é um número randomicamente gerado que representa o mundo que foi criado. Ela pode ser copiada e colada para gerar um mundo idêntico.

    Tamanho do Mundo[editar | editar código-fonte]

    Nós recomendamos começar com um mundo Pequeno se for sua primeira vez jogando, já que tomará muito menos tempo para andar entre as diferentes areas.

    Há 3 opções:

    • Um mundo Pequeno é relativamente compacto e fácil de transitar; levará menos tempo para transitar entre biomas e descer às cavernas. Isso faz o jogo ser melhor de primeira, já que viajar é relativamente arriscado. Mas mundos pequenos geram uma quantidade menor de tesouros e recursos naturais, então você talvez tenha dificuldades depois.
    • Um mundo Média é 50% maior que um mundo pequeno; ele toma um pouco mais de tempo para explorar mas tem mais espaço para gerar tesouros e biomas extras.
    • Um mundo Grande tem o dobro de tamanho de um mundo pequeno. Ele toma um bom tempo para transitar entre biomas, mas o tamanho permite quase todos os terrenos possíveis, tesouros, e recursos serem gerados em grandes quantidades, além de algumas estruturas muito raras.

    Dificuldade[editar | editar código-fonte]

    • O modo Clássico/Normal oferece a experiência padrão do terraria.
    • No Modo Peritoversões para Computador, Console e Celular o mundo aumenta os ataques de inimigos e chefes, perigos ambientais, e valiosos tesouros exclusivos. Muitos dos itens exclusivos do Modo Perito influenciam significativamente o seu jogo, e pode valer a pena o desafio.
    • No Modo Mestreversões para Computador e Celular o mundo tem inimigos e Bosses ainda mais perigosos, mas não dá muitos tesouros em retorno além de Itens sociasi, direito de se gabar, e um slot de acessório extra. Todos os itens perito aparecem no modo mestre.
    • No Modo Jornadaversões para Computador e Celular o mundo é apenas para personagens do Modo Jornada; É o único mundo em que o menu de cheat pode ser usadp. O seu personagem Clássico/Softcore não pode entrar em um mundo Jornada. Note que o modo Jornada tem o controle da dificuldade do inimigo variando de 0.5x (o mais fácil) para 3.0x (equivalente ao modo mestre). Mudando para 2x irá permitir todos os recursos do modo Perito e aumentar para 3x irá permitir todos os recursos do modo Mestre.

    Nós recomendamos selecionar o Clássico (também conhecido como Normal) para o seu primeiro jogo.

    World Evil[editar | editar código-fonte]

    Todos os mundos do Terraria são infectados com um Bioma Maléfico, que afeta sua habilidade de receber certos tesouros e muda o Boss que você luta. Aleatório normalmente é sua melhor aposta.

    • A Corrupção é um bioma roxo com temas de maldições, doenças e decadência.
    • O Carmim é um bioma vermelho com temas de tripas e sangue. No geral, seus itens são um pouco mais poderosos, mas os inimigos que surgem lá são mais perigosos.
    It will show lots of text like this one while the green loading bar goes up and will change every world or 05162020
    Barra de carregamento.

    Clique em Criar ou Aceitar para começar a gerar o seu mundo; o jogo irá mostrar uma barra de progresso até estar completo. Após, pressione Play no mundo que você criou para começar a sua aventura!

    Iniciando o Jogo[editar | editar código-fonte]

    Um novo personagem num mundo de Terraria que acabou de ser criado.

    Ao entrar em um mundo pela primeira vez, seu personagem aparecerá no centro do mapa, então você tem metade do mundo para explorar à esquerda e metade à direita. Essa localização é conhecida como Spawn Point e é onde seu personagem aparecerá depois que você morrer, ou sempre que entrar no mundo. Também está marcado com uma seta verde no Mapa na Versão para Computador Versão para Computador e Versão para Celular Versão para Celular. Nota: Evite construir exatamente neste local, pois você pode quebrar blocos ao nascer.

    Você notará que há um conjunto de ferramentas iniciais em seu inventário, incluindo a Espada Curta de Cobre/Espada de Madeira, uma Picareta de Cobre e um Machado de Cobre.

    Movimento e Uso das Ferramentas[editar | editar código-fonte]

    • Na versão de Versão para Computador Computador, o jogo pode ser controlado usando o Mouse e o Teclado. Se você está usando um controle, por favor, veja a seção do console mais abaixo.
      • O ponteiro na tela é movido usando o o mouse.
      • Usar / Atacar(clique esquerdo) irá atrivar o item atualmente selecionado na hotbar, ou anexado ao cursor. Isso geralmente resulta em atacar com uma arma, colocar/quebrar um bloco, beber uma poção e etc.
      • As teclas WASD movem o personagem (note que Wnão é para pular).
      • Pular (barra de espaço) fará o personagem pular (ou voar/nadar/etc. dependendo do seu equipamento).
      • Abrir / Ativar(clique direito) irá interagir com objetos como Baús e Portas. Serve também para falar com NPCs.
    • Na Versão para Celular Versão para Celular, terá um joystick na esquerda para movimento, um joystick na direita para itens (ou toque em qualquer lugar da tela para usar um item ou colocar um bloco), e outros botões para fazer várias coisas, como cura rápida e Montarias. Há também um botão de lâmpada que mostra a função de cada botão, uma vez tocado, que pode ser ligado e desligado.
    • As versões de console usam controles/joy cons para controlar o jogo. A versão de switch também tem capacidade de touch screen, quando não está encaixado, então alguns elementos de jogabilidade têm controles iguais a versão mobile (menu principal, inventário).
    • O joystick esquerdo move o personagem e o direito move o cursor.
    • O botão inferior da face faz o personagem pular.
    • The bumpers change the hot bar slot.
    • The top face button opens the inventory.
    • The right trigger attacks/places the block.
    • The left trigger interacts with the world.

    Hotbar e Inventário[editar | editar código-fonte]

    O Inventário[editar | editar código-fonte]

    Artigo principal: Inventário

    No canto superior esquerdo da tela, você verá dez slots de inventário numerados de 1 a 10. Esses slots são chamados de hotbar. Eles são uma maneira rápida de acessar itens comumente usados. Você pode colocar qualquer item do inventário neles. Para usar o item, selecione o slot da barra de acesso pressionando o número correspondente no teclado, use a roda de rolagem do mouse para rolar para o slot correto ou clique em um slot com o cursor. Depois de selecionar um slot, você pode pressionar Usar / Atacarem qualquer lugar da tela para usar o item selecionado.

    Pressionando Esc ou Inventário você abre o seu inventário. Ele consiste em 40 slots de inventário, 10 slots de hotbar, 4 slots cada para for moedas e munição, um slot de lixeira, e vários slots de armadura/equipamento. Ele também contém um menu de crafting, que é usado para craftar itens.

    Todos os personagens recém-criados (no modo Clássico/Softcore) começam com os seguintes itens em seu inventário:

    Nota: Itens talvez tenham uma palavra de prefixo, como "Picareta de Cobre Demoníaca" ou "Espada Curta de Cobre Quebrada". Eles irão aumentar ou diminuir os status base do item; Veja a página Modificadores para mais informações.

    Arrumando o Inventário[editar | editar código-fonte]

    Items no inventário podem ser movidos usando o cursos. Pressionando Usar / Atacar irá remover ele do seu slot e juntá-lo a seu cursor. Clicando que novo em outro slot irá colocar o item ou trocar por outro se o slot já contém um item.

    Mover um item segurado para fora da tela do inventário permite que você Usar / Atacar como se tivesse selecionado na hotbar; isso pode ser usado, por exemplo para beber uma poção. Pressionando Abrir / Ativarirá atirar o item no chão. Isso pode ser usado para passar um item para outro jogador no modo Multijogador.

    Certos slots do inventário atuam de maneira especial.

    • Os slots de munição só podem conter itens que sejam Munição para Armas à Distância ou wires para Wrenches. Lembre-se de que o slot de cima será usado primeiro, seguido pelos slots subsequentes.
    • Os slots de moeda podem apenas conter Moedas, que pode ser largadas quando você morrer. Por padrão, quando você coleta moedas, elas serão depositadas nesses slots de moedas, convertendo automaticamente para a próxima denominação mais alta quando apropriado (exemplo: 100c = 1s, 100s = 1g, etc). Você pode mover moedas para o seu inventário normal em vez dos slots de moedas (embora o dinheiro subsequente ainda seja depositado nos slots de moedas por padrão). Isso pode evitar a perda de moedas com a morte, já que a perda é presumivelmente deduzida do slot de moedas atual e não dos itens em seu inventário padrão [carece de fontes].
    • Embora você possa arrastar itens manualmente para o slot de Lixeira (localizado no canto inferior direito da sua tela de inventário) para se livrar deles, pressionando Ctrlenquanto clica em um item do seu inventário irá fazer isso automaticamente. O último item colocado no slot de Lixeira permanecerá lá até que você jogue outro no lixo, portanto, tenha cuidado ao remover itens rapidamente, pois você só pode recuperar o último item colocado lá. Os itens na lixeira também são removidos quando você sai do jogo.
    • Alternativamente, enquanto compra com um NPC, você pode arrastar / soltar para vender itens, mas você pode rapidamente vender um item pressionando Ctrle clicando no referido item (em vez de um ícone de lixo, você verá um ícone de moeda, indicando uma venda) . Se você acidentalmente vender um item, pode comprá-lo de volta pelo mesmo preço - se ainda estiver visível na loja do NPC, mas cuidado: uma vez que você vende o item e deixa o diálogo, seus itens vendidos irão desaparecer.
      • Se o inventário do NPC já estiver cheio quando você vender o item, ele não pode ser comprado de volta. Por essa razão, pode ser ideal vender seus itens para um NPC que oferece apenas poucos itens para venda (exemplo: não o Taberneiro, que pode ter um inventário completo).
    • Os slots de equipamento no canto inferior direito/menu do equipamento / direita são para itens que seu personagem usa, como Armadura e Acessórios. A tela de Inventário padrão mostrará os slots de Armadura e Equipamento do seu personagem. Ao clicar nos ícones na parte superior desses slots, você pode ver seus Equipamentos "alternativos", como Montarias, Pets, Ganchos e Animais de Estimação Leves.

    Outros elementos da interface[editar | editar código-fonte]

    Predefinição:Hp Estes corações vermelhos ao lado do inventário indicam a Vida do personagem. Cada coração vermelho equivale a 20 pontos de vida. Todos os personagens começam com 100 pontos de vida. Isso pode ser aumentado permanentemente para 400 pontos de vida usando Cristal da VidaLife Crystal, e mais tarde 500 pontos de vida com Fruta da VidaLife Fruit.

    Você deve manter seus pontos de vida acima de 0, ou o seu personagem irá morrer e reaparecer no ponto de spawn. Os pontos de vida começa a se regenerar após um curto período sem sofrer danos.

    A estrela azul no lado direito da tela indica os pontos de Mana do personagem. Cada estrela azul tem 20 mana. Todos os personagens começam com 20 de mana. Isso pode ser aumentado permanentemente para 200 mana usando Cristal de ManaMana Crystal e temporariamente incrementado ainda mais com alguns Acessórios e Armaduras.

    Mana é usado para alimentar Armas Mágicas; ele se regenera de forma semelhante a vida, mas em um ritmo muito mais rápido.

    Para mais detalhes sobre Vida e Mana ,consulte os respectivos artigos.

    Primeiro Dia[editar | editar código-fonte]

    Depois de carregar o mundo o seu personagem estará de pé no ponto de Spawn, com um NPC perto, o GuiaGuia. Você pode falar com ele pressionando Abrir / Ativar com o seu mouse sobre ele. Ele tem algumas dicas para novos jogadores, versões para Computador, Console, Console old-gen e Celular e irá a mostrar a você Receitas de crafting se você dar a ele um material. Essa opção pode ser usada em qualquer momento do jogo.

    Cavando e Colocando[editar | editar código-fonte]

    Para cavar, primeiro selecione sua Picareta de CobrePicareta de Cobre. Você irá usar essa ferramente bastante, então você irá querer mantê-la na hotbar. Agora, se você mover o cursor sobre um bloco próximo ao seu personagem e pressionar Usar / Atacar, você irá balançar usa Picareta de Cobre. Depois de algumas balançadas no bloco, ele irá desaparecer e se transformar em um item colecionável. Ficar perto de um item fará com que você o colete, o que o colocará em seu inventário.

    Para colocar blocos, selecione um bloco colocando-o em sua hotbar e selecionando o slot hotbar ou anexando-o ao cursor e movendo o cursor para fora da tela de inventário. Agora mova o cursor adjacente a um bloco próximo e clique Usar / Atacar. Você colocará o bloco. Manter o botão pressionado e mover o cursor para outro espaço vazio adjacente a um bloco diferente colocará outro bloco.

    Você pode remover quaisquer blocos colocados anteriormente cavando-os de volta com sua picareta, até mesmo o bloco originalmente conectado ao solo - blocos acima dele não cairão devido à gravidade.

    Nota: Há algumas exceções, como Bloco de AreiaAreia e Bloco de LimoLimo, que caem quando não há blocos de suporte abaixo deles.

    Construindo uma casa[editar | editar código-fonte]

    Uma casa simples para a primeira noite no Terraria.
    Artigo principal: Casa

    Seu primeiro objetivo ao começar um novo mundo é construir uma casa. Uma casa é uma área fechada com paredes e fundo e alguns outros requisitos que protegem você de monstros e permite que NPCs se mudem. Construir uma casa fornecerá abrigo contra inimigos durante a noite, ajudando você a sobreviver desde o início.

    Cada mundo surge com você e o Guia no ponto de spawn. Ele é uma valiosa fonte de informação e de ajuda, então nós queremos protegê-lo.

    • MadeiraMadeira é um recurso versátil e abundante, então use seu Machado de CobreMachado de Cobre para cortar algumas Àrvores.
    • Se um monstro se aproximar de você, use sua arma e mate-o.

    Depois de coletar cerca de 200 madeiras, volte para onde você inicialmente nasceu e desenterre 1 bloco abaixo de onde apareceu pela primeira vez. Hora de construir!

    Dica: Bancada de TrabalhoWork Benches são consideradas mesas para casas adequadas para NPCs. Você pode substituir mesas por elas. Para mais informações, consulte Housing.

    Dica: Se você não conseguir construir uma casa antes do pôr do sol, você pode cavar 4 blocos no solo e se cobrir com terra.


    Quando a Noite cair, todos os NPCs irão retornar para suas casas designadas e parar de se mover. NPCs sem casa atribuída irão andar por aí sem rumo. Você pode cercá-los temporariamente com blocos de terra para evitar que os monstros os alcancem.

    Continuando[editar | editar código-fonte]


    Combate[editar | editar código-fonte]

    Os números vermelhos são os danos infringidos no personagem; os números laranjas os danos infringidos nos inimigos.

    Durante suas aventuras em Terraria você irá encontrar vários Inimigos. Para lutar com eles você usa armas. Há 4 tipos principais de armas:

    • Armas Físicas: Essas armas são as mais diretas. São armas que atingem fisicamente o inimigo como Espadas, Bumerangues e Manguais.
    • Armas à Distância: Essas armas usam uma forma de munição para atirar projéteis em inimigos distantes, como Arcos.
    • Armas de Magia: As armas mágicas têm vários ataques diferentes, mas geralmente elas disparam um projétil mágico que custa Mana. Os exemplos incluem os diferentes Cajados.
    • Armas de Invocação: Essas armas usam uma pequena quantidade de mana para convocar um lacaio que automaticamente ataca os inimigos e os combate por conta própria. O Cajado da Geleia faz isso.
    • Armas de arremessamento: Este é um tipo de dano menor Pré 1.4 que usa dano que trata de dano consumível, por exemplo, granadas infligem dano de arremesso.

    Em Terraria, qualquer dano causado ao jogador aparecerá acima de sua cabeça como um número vermelho. Os danos causados ​​aos inimigos pelos jogadores são mostrados com um número laranja. Quando o jogador se cura, a quantidade curada será mostrada como um número verde.

    Inimigos no Terraria largam moedas, assim como drops de itens específicos. Certos drops têm uma maior '"Chance de Drop"' que outros, portanto, pode ser necessário cultivar itens específicos.


    Curando[editar | editar código-fonte]

    Para evitar morrer, o jogador pode se curar usando um dos vários itens de cura.

    • Logo no início, você pode recuperar a saúde comendo CogumeloMushroom. Eles nascem naturalmente em blocos de grama em um bioma de floresta. Para colhê-los, basta balançar uma ferramenta ou arma sobre eles você pode pegá-los. Consumir um restaurará 15 pontos de vida.
    • Enquanto exploram, os jogadores encontrarão e criarão melhores Poção de Cura SimplesLesser Healing Potion. Eles irão restaurar 50 pontos de vida.

    Nota: Consumíveis como esse dão o buff Enjoo por poçãoEnjoo por poção entre usos. Evita que você use mais itens de cura por 60 segundos, então é uma boa ideia evitar sofrer danos o máximo que puder.


    Mineração e Exploração[editar | editar código-fonte]

    Tipos de minério da esquerda para direita: Bloco de PedraStone, Minério de CobreCopper, Minério de FerroIron, Minério de PrataSilver, e Minério de OuroGold. (Nota: essa imagem está desatualizada, mas ela deve ser capaz de te permitir diferenciar os minérios)
    Os tipos de minérios nos consoles da nova geração, switch, mobile, e versão de computador, da esquerda para a direita: copper e tin, iron elead, silver e tungsten, e gold e platinum. (Nota: mostra apenas os quatro primeiros tipos principais de minério)

    Eventualmente, a Bancada de TrabalhoBancada de Trabalho não será suficiente para fabricar equipamentos; uma FornalhaFornalha é necessária. Uma Fornalha será usadapara transformar Minérios em Barras, quais são os principais materiais de melhores Armas, Ferramentas, e Armadura. Encontre depósitos de Pedra e minere pelo menos 20 blocos. TochaTorch também são necessárias para criar uma Fornalha, então se certifique de matar algumas Geleia AzulSlimes para conseguir um pouco de GelGel. Finalmente, um pouco de MadeiraMadeira. Vá para a bancada de trabalho e crie uma Fornalha, depois coloque-a no chão.

    Ao explorar o mundo, fique de olho nos blocos de cores estranhas, pois provavelmente serão depósitos de minério.

    Você também precisa fazer uma Bigorna de FerroIron ou Bigorna de ChumboBigorna de Chumbo (alguns mundo têm chumbo ao invés de ferro). Bigornas são usadas para criar itens à partir de Barras. Vá e ache um pouco de Minério de FerroIron ou Minério de ChumboMinério de Chumbo. Para fundir uma Barra de FerroIron/Barra de ChumboBarra de Chumbo, você precisa de três minérios. Como você precisa de cinco barras para criar a bigorna com êxito, são necessários 15 minério de ferro / chumbo. Depois que o minério for coletado e fundido na Fornalha, vá para a bancada de trabalho e crie uma Bigorna.Quando colocada (preferencialmente perto da Fornalha) um conjunto inteiramente novo de Receitas torna-se disponível.

    Exploração de Cavernas[editar | editar código-fonte]

    Existem algumas opções ao escolher como cavar: Cavar direto para baixo ou procurar uma caverna aberta para explorar. Nesta fase inicial do jogo, tenha cuidado ao cavar buracos. Usando os blocos recolhidos durante a escavação ou criando uma Plataforma de MadeiraWood Platform, você pode construir um caminho de volta.

    Quando estiver no subsolo, não haverá luz. Para iluminar sua área e conseguir, você pode segurar uma torchtorchem sua mão, colocando uma pilha de tocha em seu hotbar e selecionando-a. Entretanto, você será incapaz de usar qualquer outra coisa enquanto segurar a tocha. Você pode colocar uma tocha na parede ou no chão clicando com o botão esquerdo onde deseja colocá-la. Isso não só permitirá que você veja os mobs para que possa lutar contra eles, mas também poderá deixar para trás um rastro de tochas para ver os mobs vindo de uma distância maior, marque o caminho de volta e mostre onde e quão longe você foi se voltar para a mesma caverna para explorar mais. Além de colocar tochas, você pode lançar uma, que é útil para ver o que há no fundo de um poço e a que distância ele desce.

    Ao explorar cavernas, você frequentemente encontrará PotePot. Você pode destruí-los com uma arma ou ferramenta para obter alguns itens. Menos comuns são BaúChest e Baú de OuroGold Chest. Quando você estiver perto ou na frente de um baú, você pode clicar com o botão direito, o que mostrará seu inventário e abaixo dele o conteúdo do baú. Você pode clicar em um item do baú para pegá-lo e, em seguida, clicar novamente em um quadrado de inventário para colocá-lo em seu inventário. Alternativamente, você pode clicar em "Pegar Tudo" à direita da grade de conteúdo do baú para pegar tudo no baú. Depois que o baú estiver vazio, você pode bater repetidamente nele com sua picareta para pegá-lo e levá-lo com você, e, em seguida, coloque-o em outro lugar, como você colocaria qualquer outra peça de mobiliário (você não pode minerar baús se não estiver completamente vazio, no entanto). É recomendável que você leve alguns dos baús que encontrar para sua casa para guardar coisas, já que fazer os seus próprios baús irá usar Barra de FerroIron Bar, e você vai querer economizar seu ferro para outras coisas.

    Outra coisa que você encontrará no subsolo são Teia de AranhaCobweb, que o deixam mais lento quando você tenta passar por eles. Você pode bater neles com qualquer arma ou ferramenta e então pegá-los. A teia de aranha colhida pode ser transformada em SedaSeda, que é usada para fazer uma CamaCama, usado para alterar seu ponto de spawn. No entanto, a seta verde no mapa não desaparecerá quando você fizer isso. A seda também pode ser usada para fazer alguns tipos de itens decorativos e roupas.

    Durante a mineração subterrânea, é possível encontrar piscinas de água. Tochas não funcionam debaixo da àgua, então você deve usar Bastão LuminosoGlowstick, mas eles não podem ser criados e devem ser encontrados nesta fase do jogo. Você pode usá-los e arremessá-los, mas eles saltarão e se moverão e pode ser difícil colocá-los exatamente onde você os deseja. Você pode criar Bastão Luminoso AdesivoSticky Glowstickem qualquer lugar, combinando Gel com um Glowstick; eles grudam nas paredes quando lançados, tornando-os mais fáceis de colocar. Não importa qual você use, no entanto, os bastões luminosos não são permanentes quando lançados, ao contrário das tochas colocadas.

    Cavando uma bolsa de ar.

    Ao pisar em uma piscina de água, o personagem afundará como se estivesse pesando. Não tenha medo de mergulhar para continuar se movendo para baixo, pois o personagem tem um medidor de ar bastante grande. No entanto, se estiver perto de ficar sem ar, há uma maneira de recuperar o ar rapidamente. Primeiro, encontre uma parede ou faça um pequeno poço no fundo da água e depois cave um túnel na parede e depois para cima no teto. A água não preencherá os quadrados superiores. Quando o suprimento de ar estiver acabando, pule para o buraco. Isso irá reabastecer o medidor.

    Se você vir uma área que brilha em azul e tem cogumelos azuis, parabéns - você encontrou um bioma de cogumelo brilhante. Este lugar é útil porque sua grama produz cogumelos brilhantes e cogumelos brilhantes gigantes (que agem como árvores). Reúna alguns e, quando você retornar à sua base, faça uma garrafa, coloque-a sobre uma mesa e crie poções de cura e aqueles cogumelos brilhantes. Eles curam por duas vezes mais do que as poções de cura menores, e são o segundo melhor item de cura Pré-Hardmode, depois do mel.

    Depois[editar | editar código-fonte]

    Agora que você aprendeu a jogar e a sobreviver, a melhor coisa a fazer é simplesmente continuar jogando, descobrindo coisas novas por conta própria. Se tiver dúvidas, encontrar algo sobre o qual não tem certeza ou simplesmente deseja informações detalhadas sobre um de seus itens, procure o que você precisa no wiki ou confira o Walkthrough da wiki. Pode ser útil verificar as páginas de Armaduras ou Armas para obter informações sobre a próxima direção a seguir. Você também pode dar uma olhada nas páginas sobre os Bosses do jogo para saber qual será sua tarefa a longo prazo. E lembre-se, você pode jogar do seu jeito, então não se sinta limitado pelas informações dessa wiki.

    Dicas[editar | editar código-fonte]

    • Sair do jogo e entrar novamente no mundo o trará de volta ao seu ponto de spawn (isso destruirá os blocos que bloqueiam seu ponto de spawn).
    • Se você quer ser um mago, reúna estrelas caídas à noite e crie cristais de mana com elas, para que você possa aumentar sua Mana máxima.
    • Se você achar um GirassolSunflower, coloque alguns em torno de sua casa. Ele oferece alguns bônus úteis que podem tornar a sobrevivência mais fácil.
    • É melhor construir sua base perto do ponto de Spawn original para que você tenha menos problemas para retornar à Noite ou se você renascer.
    • Ao cavar muito fundo, é útil deixar um caminho de volta para cima. A maneira mais fácil seria deixar as plataformas em um lado da passagem como uma escada improvisada ou colocando uma CordaRope enquanto escava .
    • TochaTorches duram para sempre, portanto, traga muitas e coloque-as livremente quando for minerar e explorar.
    • Evite a Corrupção / Carmin no início, pois eles contêm inimigos difíceis que irão matá-lo.
    • Se você quiser uma bigorna, mas não quiser usar barras ou dinheiro, você pode encontrá-los em algumas casas abandonadas no subsolo.
    • Achar uma Living Tree é uma maneira fácil de conseguir uma casa de NPC grátis apenas colocando algumas tochas. Funciona apenas nas versões Pré-1.4. Jogadores da 1.4 também pode encontrar gnomos mortais. Conduzi-los a uma área sem paredes de fundo os transformará em objetos e aumentará a sorte dos jogadores próximos.
    • É altamente recomendável começar a reunir materiais para alguns Buffs. Você pode reunir rapidamente SandSand e Nascer do DiaDaybloom, assim como Sementes do Nascer do DiaSementes do Nascer do Dia e Bloco de ArgilaClayusado para começar a Jardinagem com Pote de BarroClay Pots.
    • Nas versões Versão para Console Console, Versão para Console old-gen Console old-gen e Versão para 3DS3DS , se você encontrar o caminho para uma Calabouço cedo, há uma chance de obter um Raio d'águaRaio d'água, uma arma mágica poderosa para o começo do jogo.
      • Tenha cuidado para não se aventurar muito longe no Calabouço, pois o Guardião do CalabouçoGuardião do Calabouço vai aparecer e matar você instantaneamente.

    Mais informação[editar | editar código-fonte]

    Para obter informações mais avançadas, verifique os guias listados abaixo.

    • Crafting Passo a Passo - Este é o guia introdutório de crafting. Ele contém uma explicação detalhada de como funciona o crafting e a configuração da estação de crafting ideal.
    • NPCs - Há mais NPCs do que apenas o GuiaGuia que você fará Casas.
    • Bases - Como criar uma base doméstica eficaz.
    • Técnicas de Mineração - Este guia detalha as maneiras fáceis e eficientes de extrair minério e o que esperar ao se aventurar mais profundamente em Terraria.
    • Jardinagem - Como crescer jardins de Árvores, CogumeloMushroom e outras coisas menos saborosas. Este é um guia maravilhoso para aprender como organizar e manter um jardim adequadamente.
    • Lista de Armas - Todas as armas que você possa encontrar em sua jornada serão explicadas aqui.
    • PvP - Um ótimo lugar para começar ao procurar informações sobre o combate Jogador contra Jogador. Não é bem para iniciantes, mas é uma ótima leitura para quem gostaria de estudar com antecedência.
    • Luta do Chefe Olho do Cthulhu - Um dos chefes que um jogador pode enfrentar no início de seus mundos.
    • Lista de Bosses - Uma lista de todos os Bosses com os quais os jogadores entrarão em contato em seus mundos. Bosses são monstros poderosos que têm muita saúde e causam danos devastadores aos despreparados.
    • Dicas práticas - Algumas dicas para todos os níveis de habilidade dos jogadores.

    Todos os guias têm a seguinte lista de páginas de guia, como a seguir, que você pode usar para mover-se entre os guias rapidamente. Use-os se quiser aprender mais coisas. Predefinição:Bars/content