Guia:Começando

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Bem-vindo ao Terraria!

Se você está aqui então você provavelmente começou a jogar e se perguntou o quê você deve fazer (e talvez como evitar a morte). Ou talvez você não começou a jogar e está se perguntando por onde começar. De qualquer jeito, estamos aqui pra lhe ajudar. Todos têm de começar por algum lugar e já que todos nós já estivemos lá antes, fizemos este guia para lhe ajudar, desde sobreviver seus primeiros dias em Terraria, até onde ir depois disso.

Esse guia deve ajudar uma pessoa sem nenhum conhecimento sobre o jogo e transformá-la em um explorador de Terraria fidedigno! E não se preocupe, nós não mordemos, mas cuidado com os monstros; talvez eles irão!

Modo de jogo[editar | editar código-fonte]

Na tela inicial de Terraria, escolha um modo de jogo, clicando em Single Player (Um Jogador) ou em Multiplayer (Multijogador).

Por enquanto, recomendamos que escolha Single Player para sua primeira experiência em Terraria, pois é o jeito mais fácil de aprender. De agora em diante, o Guia irá assumir que essa foi sua escolha.

Criação de Personagem[editar | editar código-fonte]

Tela de criação de personagem

Depois de escolher que modo jogar, clique em New (Novo) na tela de seleção de personagem para criar um personagem novo. Quando o fizer, verá todas as propriedades de personagem que poderá customizar.

Note: Nenhuma das configurações são mandatórias e você pode pular qualquer uma delas. Você pode até pular todas e ir diretamente para a próxima seção, Finalizando, abaixo.

Aparência[editar | editar código-fonte]

As primeiras quatro propriedades de personagem mudam a aparência de seu personagem: Hair(Cabelo), Eyes(Olhos), Skin(Pele), e Clothes(Roupas). Nota: Essas configurações são puramente cosméticas e não afetam a jogatina.

  • No menu de roupas há mais quatro opções para escolher. A cor de suas roupas podem ser mudadas durante a jogatina usando uma dresser(cômoda).
  • Para escolher as cores no menu, use as barras deslizantes que forem fornecidas.
  • A cor e o corte do cabelo podem ser mudadas depois com a ajuda do NPC Estilista.

Sexo[editar | editar código-fonte]

As únicas diferenças entre personagens Machos e Fêmeas são sua aparência física, e som de quando são machucados. Nota: Você pode trocar o sexo de seu personagem após a criação usando uma Gender Change Potion (Poção de Troca de Sexo).

Dificuldade[editar | editar código-fonte]

Um modo de Dificuldade do Personagem deve ser escolhido nas versões de PC e Console, mas na versão Mobile não há opção, e Softcore é escolhido por padrão. Nota: Para sua primeira experiência em Terraria, é recomendado deixar seu personagem no modo Softcore. É o modo mais fácil, e fará com que a sua experiência de aprendizado seja mais aproveitável.

A configuração de dificuldade de personagem determina apenas o que acontece quando seu personagem é morto - não afeta nenhum outro aspecto da jogatina, incluindo o quão difícil os inimigos serão.

  • Modo Softcore é a dificuldade mais fácil. Também é a dificuldade padrão apresentada ao jogador. Quando o personagem morre, ele irá largar metade das moedas carregadas com ele no chão. O resto do inventário continuará intacto, e quaisquer moedas largadas poderão ser recuperadas de onde foram deixadas.
  • Modo Mediumcore é o segundo modo apresentado ao jogador. Quando o personagem morre, todos os itens, moedas e munições cairão. Assim como as moedas, os itens largados podem ser recuperados de onde foram deixados. No entanto, em certas circunstancias os itens largados podem ser permanentemente destruídos (por exemplo, se caírem na lava).
  • Modo Hardcore é o modo mais dificil e severo apresentado ao jogador – ele é essencialmente permadeath (morte permanente). Todos os itens serão descartados, o personagem irá se transformar em um fantasma, e serão excluídos ao encerrar a sessão. Em um jogo multiplayer, outros jogadores podem ajudar a recuperar os itens deixados, porém, no modo singleplayer eles se perderão para sempre. Esse modo não é recomendado para os fins deste guia. (Nota: modo hardcore não é a mesma coisa que hardmode, que ocorre em estágios posteriores em qualquer dificuldade.)

Finalizando[editar | editar código-fonte]

  • Clique em Create (Criar) para confirmar a criação do personagem e com as configurações que você escolheu (ou padrões, caso nada tenha sido alterado).
  • A próxima tela pede para você inserir o nome do personagem, então escreva um nome e clique em Accept (aceitar).

Na lista de seleção de personagem, escolha seu personagem. A tela de seleção de mundo, irá aparecer.


Criação de mundo[editar | editar código-fonte]

Selecione New (Novo). Você será apresentado à 3 opções de tamanhos de mundo: Small (Pequeno), Medium (Médio), e Large (Grande)


  • Mundos pequenos são relativamente compactos. Os oceanos são mais próximos do ponto inicial, além de não serem tão fundos. A Corrupção / Crimson (áreas difíceis e perigosas) estarão em apenas um ou dois lugares.
  • Mundos médios estão entre o mundo pequeno e grande em relação ao tamanho. Um novo jogador ao viajar para as “bordas” do mapa, levará cerca de 1 dia de jogo (15 minutos em tempo real).
  • Mundos grandes são verdadeiramente enormes. Para alcançar as seções mais profundas do mapa demorará um pouco, e vários dias para os oceanos. A Corrupção / Crimson aparecerão em 3 à 4 lugares.

Nós recomendamos que você crie um mundo pequeno caso seja sua primeira experiência no Terraria. Mundos médios e grandes proporcionarão mais espaço para exploração, que você provavelmente vai querer uma vez que tenha ganho alguma experiência, mas como um novato você irá querer menos distância para viajar. Não se preocupe, mundos pequenos ainda são grandes, principalmente para iniciantes – Uma exploração completa pode facilmente levar muitos dias de jogo na vida real.


Na lista de seleção de mundo, escolha seu mundo para carregar o jogo

Agora finalmente está na hora de entrar no Terraria!


Começando o jogo[editar | editar código-fonte]

Uma amostra de mundo no Terraria.

Ao entrar em um mundo, pela primeira vez, seu personagem irá aparecer (ser colocado no jogo) no centro do mapa, assim você tem metade do mundo para explorar para a esquerda, e metade para a direita. Este local é conhecido como o Ponto de Spawn (ou simplesmente, o "Spawn") e será onde seu personagem irá aparecer cada vez que entrar no mundo. A maioria dos Pontos de Spawn iniciais estão localizadas em biomas de Floresta, mas às vezes em um bioma Glacial também.

Nota: O Ponto de Spawn pode ser mudado depois usando as Beds (camas), mas vamos chegar nisso depois.

Primeiro vamos ver um pouco dos comandos do jogo.

Movimentação e Atalhos

A movimentação do jogo, por padrão, usa o teclado, enquanto a maioria das interações, como quebrar blocos, construir e lutar, usam o mouse. Essas configurações podem ser alteradas no menu de configurações antes de entrar em um mundo (você pode até mesmo jogar no controle, se possuir um), mas vamos considerar que você não modificou as configurações padrão.

  • A faz o personagem andar para esquerda
  • D faz o personagem andar para a direita.
  • Barra de Espaço faz o personagem pular
  • S faz o personagem cair de plataformas e descer cordas.
  • W faz o personagem subir em cordas.
  • Botão Esquerdo do mouse usa o item selecionado na "hotbar" (aquela que possui 10 espaços que se encontra no canto superior esquerdo da tela). Se a opção "autopause" estiver desligada, você poderá até abrir o inventário (atalho "Esc"), pegar um item e clicar com o botão esquerdo para usá-lo. Alguns itens tem uso contínuo caso você segure o botão esquerdo, mas a maioria possui uso único.
  • Botão Direito do mouse interage com o mundo, como, por exemplo, abrir portas ou ativar certos mecanismos. O ponteiro do mouse pode mudar dependendo do item que pode ser interagido.
  • Tecla Shift Vai automaticamente colocar tochas (é necessário clicar com o botão esquerdo enquanto segura o atalho), minerar blocos (não é necessário ter uma pickaxe [picareta] na Hotbar), e uma variedades de outras coisas.
  • Control vai acionar o "smart cursor", que vai quebrar blocos automaticamente dependendo da ferramenta usada. Pickaxes (picaretas) vão quebrar blocos em direção ao cursor, enquanto hammers (martelos) vão quebrar as paredes dentro de um círculo em volta do personagem. Axes (machados) vão alvejar a parte mais baixas das árvores.

Hotbar e Inventário[editar | editar código-fonte]

A hotbar[editar | editar código-fonte]

No canto superior esquerdo da tela, terá dez caixas numeradas de 1 a 0 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0). Esses são espaços especiais do inventário, a Hotbar, ela contém os itens que você tem acesso, Pressione "Esc" para ver o resto do inventário (se a opção "autopause" estiver ligada, isso vai pausar o jogo). O inventário está vazio agora, já que você não encontrou nenhum item ainda, mas não se preocupe, logo mais você achará mais do que pode carregar. Pressione "Esc" novamente para fechar o inventário.

Todos os personagens criados começam com um padrão de itens na Hotbar, sendo esses uma: Copper Pickaxe (Picareta de Cobre), a Copper Axe (Machado de Cobre) e uma Copper Shortsword (Espada Curta de Cobre)Desktop only.pngConsole only.pngWooden Sword(Espada de Madeira)Mobile only.png.

  • A Copper Pickaxe é uma ferramenta usada para escavar blocos, bem como quebrar itens colocados como móveis. Quando selecionado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse para usá-lo continuamente. O Copper Axe é uma ferramenta usada para derrubar árvores para obter madeira. Quando selecionado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse para usá-lo continuamente. A Copper Shortsword é uma arma usada para atacar os inimigos. Algumas armas podem ser usadas continuamente ("autofire") enquanto outras exigem um clique para cada ataque. O slot do item atualmente selecionado na hotbar será um pouco maior que os outros slots e terá uma cor de fundo destacada, com o nome do item listado acima da hotbar. Este item será usado quando você clicar no botão esquerdo do mouse. A seleção atual pode ser alterada por:
  1. Pressionando a tecla chave correspondente ao número indicado na caixa ao canto esquerdo superior
  2. Usando a roda do mouse
  3. Clicando no slot com o ponteiro

Se você não quiser clicar acidentalmente em outros slots de hotbar (o terceiro recurso), é possível bloquear a barra de acesso clicando no botão de cadeado à esquerda da barra ativa enquanto o inventário estiver aberto. Para ativar novamente o recurso, basta clicar no cadeado mais uma vez para desbloqueá-lo novamente.

Reorganizando o hotbar[editar | editar código-fonte]

  • Itens no hotbar só podem ser alterados quando o estoque estiver aberto. Isso é feito com 2 cliques, uma vez para pegar o item e outro para soltá-lo.

Experimente agora com o Machado de Cobre: ​​abra o inventário e traga o ponteiro do mouse sobre o machado e clique nele. Se você mover o ponteiro do mouse, verá o machado anexado a ele. Aponte para um dos slots vazios na parte inferior do inventário e clique novamente para posicionar o machado no slot. O que você fez foi mover um item do hotbar para um slot de armazenamento. Os itens nos slots de armazenamento não podem ser usados ​​diretamente quando o estoque é fechado, ao contrário dos itens no hotbar - eles simplesmente estão sendo carregados pelo seu personagem.

Mova o machado de volta para um slot de hotbar. Enquanto o inventário está aberto, você pode pegar e reorganizar os itens no hotbar ao seu gosto. Mais tarde, quando você adquirir mais itens, terá que decidir quais itens devem ser acessados ​​no hotbar, enquanto todo o resto é colocado no armazenamento. Geralmente você vai querer suas melhores ferramentas e armas no hotbar, juntamente com pelo menos uma fonte de luz e um tipo de blocos .

O inventario[editar | editar código-fonte]

Abaixo do hotbar está o restante do estoque. 10 slots de hotbar mais 40 slots de armazenamento de inventário proporcionam um total de 50 slots. Além disso, você tem um slot de lixo e colunas de 4 slots para moedas e munições.

No canto inferior direito, há uma seção separada para equipamentos e acessórios, enquanto abaixo, à esquerda, está a seção Crafting . Para os propósitos deste guia, estas seções serão ignoradas - você pode consultá-las mais tarde no artigo detalhado do Inventário.

Outros Elementos da Interface[editar | editar código-fonte]

    • Os corações vermelhos ao lado do inventário indicam a Vida(HP) do personagem. Todos os personagens começam com 100HP (indicados por cinco corações) e atualmente pode ir até aos 400 via Cristais de Vida, E então mais impulsionado a 500 com Frutas de Vida. O HP começa a regenerar após um curto período de não tomar mais danos. Ficando parado ainda aumenta a taxa de regeneração.
    • A estrela azul no lado direito da tela indica Mana(MP) do personagem. Novos personagens começam com 20MP, representado por uma estrela. Como o mana máxima é aumentada (usando Cristais de Mana), estrelas adicionais serão exibidos abaixo do original. Mana regenera logo após que o uso de mana é interrompido, e a uma taxa muito mais rápida de linha de base em comparação com a regeneração de HP. Nota: Para mais detalhes sobre a saúde e mana, consulte os respectivos artigos.

O primeiro dia[editar | editar código-fonte]

Após carregar o mundo com suas características você irá surtir em um ponto próximo a um NPC, que é o Guia[Guide]. Fale com ele se você quiser, ele tem algumas dicas para novos jogadores e mostrará as receitas de artesanato disponíveis se você mostrar a ele um item.

Vamos experimentar as ferramentas com as quais você começa.

Cavando e colocando coisas[editar | editar código-fonte]

Comece selecionando a picareta de cobre no hotbar. Mova o ponteiro do mouse sobre algum Dirt ou Stone próximo , então clique e segure o botão esquerdo do mouse para usar a picareta para acertar cada bloco várias vezes. Os blocos serão liberados, e se você estiver perto o suficiente, eles serão automaticamente escolhidos pelo seu personagem. Observe que os blocos que você pegou agora são exibidos em outro slot do seu hotbar. Continue até que você tenha pelo menos 5 ou mais blocos. O número de blocos no slot é indicado pelo número exibido lá.

Isso é como cavar coisas! Fácil, não foi? Para construir!

Selecione um slot de hotbar que contenha blocos e clique com o botão esquerdo em um espaço vazio próximo ao seu caractere para colocar um bloco. Note que você precisa colocar blocos em cima dos blocos existentes, eles não podem ser colocados flutuando livremente no ar (a menos que haja uma parede de fundo que eles possam aderir). Se você fez isso corretamente, um bloco do seu hotbar deve se encaixar com um "baque". Tente colocar outro bloco em cima do que você acabou de colocar, em seguida, tente segurar o botão esquerdo do mouse enquanto você move o ponteiro, para colocar continuamente blocos de conexão. (Seu personagem deve estar perto o suficiente para colocar os blocos - se você estiver muito longe, nada acontecerá.)

Você pode remover quaisquer blocos colocados anteriormente, escavando-os de volta com a sua picareta, até mesmo o bloco originalmente conectado aos blocos de terra acima dele não cairá devido à gravidade. Isto é verdade para a maioria dos blocos, exceto por um pequeno punhado como areia e lodo , que caem quando não há blocos de apoio abaixo deles.

Você provavelmente notou o NPC próximo - que seria o Guia , ele fornece dicas e o lembra de receitas de artesanato disponíveis, se mostrado um item.

Ok, vamos encontrar algo para fazer!

Construindo uma casa[editar | editar código-fonte]

Uma casa básica para a primeira noite em Terraria.
Embora seja divertido explorar, seria bom ter uma base de operações, certo? Em algum lugar para armazenar o tesouro inevitável de pilhagem você vai acumular, bem como um lugar para o abrigo. O último é especialmente importante para os NPCs, porque eles só se moverão (ou reaparecerão depois de serem mortos) se houver um lugar para eles ficarem. Então, vamos começar construindo uma casa para o Guia.

A madeira é um recurso versátil e abundante, então use o Machado de Cobre para cortar algumas árvores .

Se um monstro se aproximar de você, mude para a Espada Curta de Cobre e mate-a.

Uma vez que você tenha obtido cerca de 100 peças de madeira, encontre um bom nível de terreno - use a picareta para achatar o solo e preencher os buracos com os blocos de terra que você desenterrou. Hora de começar a rachar!

Tudo o que você precisa fazer é seguir as etapas mostradas nas imagens.

1) Comece colocando madeira no chão para fazer o chão da casa, depois adicione as paredes de bloco e o teto. Certifique-se de que tenha pelo menos 4 blocos de altura. Não se preocupe com paredes de fundo ou portas ainda. O tamanho não é muito importante, desde que não seja muito pequeno.

A propósito, você pode usar blocos de terra como material de construção se tiver medo de ficar sem madeira. As árvores podem ser replantadas (usando as bolotas que caem quando você as corta), mas levam algum tempo para crescer.

2) Essa casa não é nem de longe atraente (mesmo que ela realmente impeça que os inimigos cheguem até você), então você terá que fazer alguns itens para transformá-la em uma estrutura habitável.

Expanda o inventário e olhe para o canto inferior esquerdo da interface. Este é o canto de criação, que exibirá os itens que você pode criar no momento. Seu conteúdo será alterado com base no que você está carregando e em quais Crafting Stations você está perto.

Mesmo que você ainda não tenha nenhuma crafting station, existem algumas receitas básicas disponíveis. Supondo que você tenha madeira extra e um pouco de gel (matando slimes), você deverá ver receitas disponíveis para fazer tochas, plataformas de madeira e uma bancada de trabalho. A bancada de trabalho é um item importante porque é a primeira crafting station disponível para você.

3) Clique nele para selecionar a receita atual, ou role até ela usando o scroll do mouse e clique novamente nela para criar uma. Uma bancada de trabalho será criada automaticamente a partir do seu estoque de madeira e colocada no seu inventário.

4) Mova a bancada para um slot da barra principal para poder colocá-la no chão da casa.

Agora que você tem uma crafting station (a bancada de trabalho que acabou de colocar), haverão receitas adicionais disponíveis quando você estiver perto dela e abrir a interface de artesanato.

  • Clicando e mantendo pressionado o botão direito do mouse no item a ser criado permite criar continuamente múltiplos do mesmo item.

Com a bancada de trabalho posicionada, vamos criar mais alguns itens:

  • Martelo de Madeira - requer: 8 madeira. Use o martelo para derrubar quaisquer paredes de fundo de terra que possam ter sido deixadas após a construção da casa. Enquanto as paredes de fundo servem para impedir que os monstros spawnem (apareçam) dentro de uma casa, as paredes de fundo naturais não.

Em seguida, crie uma porta para a casa para que você possa entrar e sair sem a necessidade de deixar um buraco permanente na parede aberto.

5) Porta de Madeira - requer: 6 madeira. Abra um lado da casa e coloque a porta lá.

As portas podem ser abertas e fechadas clicando com o botão direito do mouse sobre elas, e a direção em que a porta será aberta é baseada na direção que o personagem está olhando. Todos os NPCs podem abrir portas, enquanto os monstros não podem, exceto durante eventos como Luas de Sangue ou invasões. Alguns monstros podem derrubar portas - em geral, as portas não são infalíveis contra monstros.

Ainda parece uma caixa bastante arejada, não é? O próximo passo na construção é criar e colocar algumas paredes de fundo. Isso também impede que os monstros spawnem dentro.

6) Parede de Madeira - requer 1 madeira para 4 peças de parede. Para um visual perfeito, as paredes precisam ser colocadas sobrepostas, portanto, você precisará de mais do que imagina de início. Também não deve haver rachaduras, portanto, as paredes deverão ser colocadas sobrepostas aos blocos que compõem a estrutura da casa. Felizmente, a maioria das receitas de parede cria várias peças; a proporção de 1: 4 é comum. Por enquanto, use 20 pedaços de madeira para criar 80 pedaços de parede de madeira.

Parece melhor, mesmo que ainda seja uma caixa, agora com uma porta. Estamos quase terminando - tudo o que resta são alguns móveis e iluminação. Afinal, ninguém quer ficar parado no escuro, nem mesmo os NPCs.

Se você ainda não o fez, crie várias tochas e coloque algumas na casa. As tochas duram para sempre e são muito úteis como marcadores, indicando onde você explorou; portanto, mais tarde, quando você tiver madeira e gel suficientes, crie um stack (99) delas. Por último, nenhuma casa é considerada adequada ao NPC sem uma cadeira e uma mesa, então crie uma de cada e coloque-as na casa.

7) Vamos verificar se esta casa está pronta para ser ocupada. Abra a interface do inventário e, à direita da hotbar, clique no ícone de Alojamento. Clique no grande sinal de interrogação branco, mova o ponteiro para qualquer lugar do interior da casa e clique. Se a casa for aceitável, você receberá uma mensagem em fonte amarela dizendo isso no canto inferior esquerdo da tela.

8) Agora que a casa é considerada válida, vamos dizer ao Guia para se mudar. Na seção de habitação, olhe abaixo do sinal de interrogação - você verá um retrato de todos os NPCs presentes no mundo. Atualmente existe apenas 1, o Guia. Clique neste retrato e clique em qualquer lugar do interior da casa (como se fosse colocar um item). Pronto! Esta casa agora pertence ao Guia.

Quando a noite cai, todos os NPCs retornam às suas casas e param de se mover. Os NPCs sem moradia andam por aí com cautela - geralmente isso não acontece porque os NPCs só aparecem no mundo quando seus requisitos são atendidos, além de haver uma casa vazia para eles se mudarem. Ainda assim, é possível desmontar uma casa depois que um NPC se mudar, deixando-os presos - por exemplo, se você demolir a casa deles para construir uma melhor, você pode temporariamente cercá-los com blocos de terra para impedir que os monstros os alcancem.

Embora possa parecer humilhante ser forçado a se esconder em um buraco tampado com terra, tenha certeza de que todos já estivemos lá. Ei, pelo menos você sobreviverá para ver o próximo nascer do sol.

Agora é hora de explorar (e matar!)

... E defendendo-a![editar | editar código-fonte]

Os números vermelhos são os danos causados ao jogador; Os números laranja são os danos causados aos monstros.

Ao construir uma casa, o jogador pode ter enfrentado e matado vários Slimes. No entanto, há uma pequena chance de que seu primeiro dia tenha passado sem um único monstro aparecer. Aqui, o guia mostrará aos jogadores como lutar em Terraria. Durante a noite, você encontrará muitos tipos de Olho Demoníaco e Zumbis. Como eles são difíceis de matar no começo, você encontrará muito mais armas, facilitando a matar zumbis, olhos de demônio e muito mais monstros. Mas, por enquanto, vamos nos manter no básico.

  • Ao empunhar uma ferramenta ou arma, clicar com o botão esquerdo fará com que a arma dê um golpe ou seja lançada no caso de um Bumerangue, Estrela-Ninja ou Faca de Arremessar, ou atire uma flecha no caso de um Arco.
  • Uma arma dedicada é geralmente a melhor e com as sobras de madeira coletadas anteriormente, o jogador pode criar uma Espada de Madeira (7 pedaços de madeira) na Bancada de Trabalho para substituir a Espada Curta de Cobre.
    • A Espada de Madeira causa mais dano.
    • A Espada de Madeira, como outras espadas largas, golpeia em arco ao invés de esfaquear para a frente. Isso permite que ela proteja o jogador de muito mais ângulos de ataque, o que é importante à medida que os Slimes se movem pulando, e geralmente podem atacar de cima.

Levar dano e morrer será uma parte inevitável do início em Terraria.

  • No início do jogo, uma boa maneira de recuperar vida é comer Cogumelos. Quando encontrar um, golpeie com uma arma ou ferramenta. Ele pode ser recolhido e consumido para recuperar 15 pontos de vida.
    • Consumíveis como esses têm um tempo de recarga de 60 segundos entre os usos, por isso é uma boa ideia evitar levar dano o máximo possível.
  • Os prejuízos causados por uma morte podem ser reduzidos depositando periodicamente todo o dinheiro e itens em um Baú ou um Porquinho em casa, onde permanecerão em segurança independentemente de uma morte infeliz.

Dependendo da hora do dia, haverão diferentes tipos de inimigos. Todos os monstros do jogo dropam (deixam cair após sua morte) Moedas, além da possibilidade de um drop específico do monstro morto. Os três monstros listados abaixo deixarão algumas Moedas de Cobre e raramente algumas Moedas de Prata, que serão usadas posteriormente para comprar suprimentos de NPCs.

Durante o dia:

  • Os Slimes são predominantes durante o dia e dropam Gels, que são usados para criar tochas. Existem alguns slimes que podem spawnar, e a maioria pode ser morta com poucos golpes.

Durante a noite:

  • Zumbis são agressivos e tentam chegar ao personagem sempre que possível. Eles podem dropar Algemas, que é um acessório que concede um ponto de defesa.
  • Olhos Demôníacos flutuam por aí e ocasionalmente tentam atacar o personagem. Eles dropam Lentes, que serão úteis mais para frente. Se o jogador conseguir coletar 2 lentes, ele poderá criar um Óculos de Proteção que concede 1 ponto de defesa.

Existem eventos que acontecem periodicamente podem adicionar desafios extras ao jogo. No início, há apenas um evento com o qual o jogador terá que lidar: A Lua de Sangue.

  • Luas de Sangue são eventos aleatórios que podem acontecer a qualquer momento que a noite se aproxima, desde que essa noite não seja de lua nova, e pelo menos um jogador no jogo tenha mais de 120 pontos de vida máxima. (Ter mais de 100 pontos de vida máxima também permite que o NPC da Enfermeira apareça. Como aumentar a vida máxima será mostrado mais tarde).
  • Os jogadores são notificados disso com a mensagem 'A Lua de Sangue está subindo ...'. Durante esse tempo, os zumbis aparecerão em maior número e terão a capacidade de abrir portas.
  • Para passar uma Lua de Sangue em segurança, basta colocar um bloco no lado de dentro da porta. Zumbis não podem destruir blocos, então eles não serão capazes de entrar.
  • Além disso, colocar móveis nas portas pode impedir a entrada de zumbis.
  • Você também pode cavar um buraco profundo de 2 blocos de largura do lado de fora, próximo a porta. Os zumbis não quebrarão a porta porque não conseguirão alcança-la.
  • O artigo da Lua de Sangue contém mais estratégias de ataque e mais dicas de defesa.

Mining[editar | editar código-fonte]

1. Ore types from left to right: Stone, Copper, Iron, Silver and Gold
2. Digging out an air pocket.
3. A gapped bridge, also a Mother Slime.

Chegou a hora de começar o maravilhoso processo de avanço e melhoria de armas, pois não há outra maneira de ficar mais forte além do poder vindo de equipamentos melhores. No entanto, uma Bancada de Trabalho não será suficiente para criar nosso equipamento, precisaremos de uma Fornalha. Uma fornalha servirá para transformar Minério em Barras (e também pode ser usado para fazer itens de vidro e cerâmica), que são os principais materiais de construção de armas, ferramentas e armaduras. Explore e encontre jazidas de Pedra e minere pelo menos 20 blocos. Também são necessárias Tochas para a criação de uma fornalha, portanto mate alguns slimes para obter um pouco de Gel. Por último, pegue um pouquinho de madeira. Vá para a bancada de trabalho e crie uma fornalha e coloque-a no chão.

O minério é um material fundamental em Terraria e para sobreviver às próximas etapas do jogo, você forja muitas barras. Enquanto explora o mundo, fique atento a blocos coloridos estranhos, pois provavelmente serão jazidas de minério. A figura à direita (1) mostra os cinco tipos mais comuns de minérios e pedra.

Também precisamos fazer uma Bigorna de Ferro ou Bigorna de Chumbo (alguns mundos terão chumbo em vez de ferro; ferro e chumbo são idênticos, exceto pela aparência e nome). Bigornas são usadas para criar itens com barras. Explore e encontre um pouco de Minério de Ferro ou Minério de Chumbo. Para fundir uma Barra de Ferro/Barra de Chumbo, três minérios de ferro/chumbo devem estar presentes. Como precisamos de cinco barras no total para criar a bigorna com sucesso, precisamos de 15 Minérios de Ferro/Chumbo. Depois que o minério for coletado e fundido no forno, vá para a bancada e crie uma Bigorna de Ferro/Chumbo (você também pode comprar uma bigorna de um Comerciante por 50 de prata). Quando colocado (de preferência próximo a fornalha), um novo conjunto de receitas fica disponível. A superfície tem sua parcela de minério, mas para obter os melhores itens do jogo, você precisa cavar mais fundo.

It is highly advisable to begin gathering materials for a few Buffs. A fresh character on a new map can quickly gather Sand and Daybloom necessary for some early buff potions, as well as the Daybloom Seeds and Clay used to begin Gardening with Clay Pots. All Buff potions use Bottled Water, at least one of the six Herbs, and in most cases another item such as Ore, enemy drops, or other naturally occurring objects. Two of the earliest buffs that can be easily concocted are the Regeneration Potion and the Ironskin Potion, and for the early game can significantly improve your survivability.

Cave exploration[editar | editar código-fonte]

There are a few options when choosing how to dig: Digging straight down or searching for an open cave to explore. At this early stage in the game use caution when digging holes. Using the blocks picked up while digging or creating Wood Platforms, you can construct a way back. Another thing to watch out for is deep caverns. When falling great distances the character will take damage.

When underground there will be no light. To illuminate your area and see, you can hold a torch in your hand by putting a torch stack in your hotbar and selecting it. However, you will be unable to use anything else while holding the torch. You can stick a torch on a wall or on the ground by left clicking where you want to place it. This will not only let you see mobs so you can fight them, but you can leave behind a trail of torches to see mobs coming at a greater distance, mark the way back out, and show where and how far you've gone if you come back to the same cave to explore further. In addition to placing torches, you can throw one (the T button by default), which is useful for seeing what's at the bottom of a pit, and how far down it goes (unlike with all other items in the game, throwing a torch only throws one item in the stack, instead of the whole stack).

When exploring caves you will frequently come across pots. You can smash these with a weapon or tool to get some loot. Less common are chests and golden chests. When you are near or in front of a chest you can right click, which will show your inventory and below your inventory the contents of the chest. You can click on a chest item to grab it, then click again on an inventory square to put it in your inventory. Alternatively, you could click "Loot All" to the right of the chest contents grid to grab everything in the chest. Once the chest is empty you can repeatedly hit it with your pickaxe in order to pick it up and take it with you, and then place it elsewhere like you'd place any other piece of furniture (if the chest isn't completely empty then it will remain there no matter how many times you hit it). It's recommended that you take a few of the chests you find back to your house to store stuff with, since crafting your own chest or barrel uses Iron Bars, and you'll want to save up your iron for other purposes.

Another thing you'll run into underground is cobwebs, which slow you down when you try to move through them. You can cut them down with any weapon or tool and then pick them up. Harvested cobweb can be turned into silk, which is used to make a bed, which can be used to change your spawn point. Silk can also be used to make some type of decorative items and vanity clothing, or can be sold for two silver coins a piece if you need money. Harvested cobweb itself can be placed like furniture or a torch (select it and left click), either for use as decoration, or placed at the bottom of a tall pit to break your fall for preventing fall damage.

While mining underground it is possible to come across pools of water. Torches do not work underwater. Glowsticks work underwater, but they cannot be crafted and must be found at this stage of the game. Also, they cannot be attached to blocks. You can throw them, but they will bounce and move around and may be hard to place exactly where you want them. You can craft Sticky Glowsticks anywhere by combining Gel with a Glowstick; these will stick to walls when thrown, making them easier to place. No matter which you use, however, glowsticks are not permanent when thrown, unlike placed torches, though they do last for 5 minutes.

Also note that just as with other projectiles, a glowstick should be thrown with the attack command.

The default button to "throw" an item is the "T" button, but using this method the entire stack of glowsticks will be thrown. Using the throw command is for dropping a stack of the item from your inventory on the ground. Instead, you should use the attack command, which throws an individual glowstick.

When stepping into a pool of water the character will sink as if weighted down. Don't fear diving down underwater to continue moving downwards, as the character has a rather large air meter. However, if close to running out of air there is a way to regain air quickly. First either find a wall or make a small shaft at the bottom of the water. (The shaft should be around 10 squares deep) Then dig a 3 high 1 wide hole in the wall and then a 4-6 high and 2 or more wide hole in this wall. The water will not fill the upper squares. As the air supply runs low jump into the hole. This will restart the meter. (2)

There are many deep chasms inside the caves. An efficent way to traverse them is to create a gapped bridge (3). To do this create a background wall of any material. Stone and dirt will be in excess so those are recommended. Place a strip as far as the character can reach then build stepping stones at least one block apart. There are two benefits to this:

  • Light can still reach below the blocks.
  • Most enemies cannot actually pass through the blocks.

Note that the character cannot pass through the one space gaps either; so it would be a good idea to leave an opening somewhere along the bridge.


Depois[editar | editar código-fonte]

Agora que você aprendeu como jogar e sobreviver, a melhor coisa a fazer seria simplesmente continuar jogando, descobrindo coisas novas por conta própria. Se você ficar preso, encontrar algo sobre o que não tiver certeza ou simplesmente quiser informações detalhadas sobre um de seus itens, procure o que precisa no wiki. Pode ser útil verificar as páginas 'Armor' 'ou' Weapons para obter informações sobre a direção a seguir. Você também pode querer olhar as páginas sobre os Boss es do jogo para saber qual será sua tarefa a longo prazo. E lembre-se, você pode jogar do seu jeito, então não se sinta obrigado pelas informações neste wiki.

Dicas[editar | editar código-fonte]

  • Sair do jogo e entrar novamente no mundo irá fazer com que você volte ao seu ponto de renascimento (spawn).
  • É recomendável contruir sua casa perto do seu ponto de renascimento(spawn), para que você tenha menos obstáculos caso volte a ele durante a noite ou apenas renasça.
  • Caso você acabe cavando muito, é melhor deixar um caminho para voltar, como uma escada improvisada para lhe ajudar a subir novamente.
  • Quando for minerar e explorar, leve muitas tochas, elas irão lhe ajudar bastante a iluminar um lugar quando necessário.
  • Tente evitar os biomas carmesim/corrupto (crimson/corrupted), há inimigos muito forte que você não conseguirá enfrentar por enquanto.

More information[editar | editar código-fonte]

For more advanced information, please check out the guides listed below.

Crafting 101 - This is the introductory crafting guide. It contains a detailed explanation of how crafting works, and the ideal crafting station setup.

NPCs - There are more NPCs than just the Guide that you'll want to make homes for.

Bases - How to create an effective homebase.

Mining techniques - This guide goes into detail on easy and efficient ways to mine ore, and what to expect when venturing deeper into Terraria.

Gardening - How to grow gardens of Trees, Mushrooms, and other less savory things. This is a wonderful guide for learning how to properly organize and maintain a garden.

List of Weapons - All the weapons you might find on your travels will be explained here.

PvP - A great place to start when looking for information on Player vs. Player combat. Not quite for beginners, however it's a great read for those who would like to study beforehand.

Eye of Cthulhu Boss Fight - One of the few Bosses a player might run up against early on in their worlds.

List of Bosses - A list of all the Bosses players will come in contact with in their worlds. Bosses are powerful monsters that have a lot of health and do devastating damage to the unprepared.