Fall damage

Da wiki Terraria Wiki

Dano por queda é uma das mecânicas básicas do jogo onde um personagem sofre dano por cair de uma grande altura. O jogador só toma dano após cair uma distância maior que um certo limite, a partir desse ponto o dano tomado é linear em relação à distância percorrida após do dito limite (e não é relacionado à velocidade).

Negação[editar | editar código-fonte]

Há três principais modos de negar o dano por queda.

Parando a Queda[editar | editar código-fonte]

O primeiro e mais óbvio modo é "quebrar" a queda antes de acertar o chão. O dano de queda Tomado é literamente calculado pela distância da queda (e não velocidade). Usar itens como Cloud in a Bottle, Rocket Boots, Grappling Hook ou Ivy Whip fará com que o contador de "distância de queda" seja resetado, negando o dano.

Preparando o Terreno[editar | editar código-fonte]

Uma outra alternativa é preparar o terreno de tal modo que não se tome nenhum dano por queda: Colocar Wood Platforms dentro de buracos para que o jogador não caia mais que 25 blocos (50ft). Outras alternativas incluem "afofar" o chão: Cobwebs ou apenas Água amortecerá a queda do jogador, sem dano.

Lucky Horseshoe[editar | editar código-fonte]

O Lucky Horseshoe é um acessório que nega dano por queda. Ele pode ser encontrado em chests em Ilhas Flutuantes. Ele pode ser bem útil quando se for explorar chasms. O Lucky Horseshoe sempre é útil para os jogadores menos cuidadosos que caem em buracos.

Uma vez que o jogador tenha encontrado um Grappling Hook e/ou Cloud in a Bottle, o Lucky Horseshoe perde parte de sua utilidade, e pode potencialmente ser trocado, apesar de que ter um equipado sempre é uma boa prevenção.

Cálculos[editar | editar código-fonte]

Você não receberá dano por queda enquanto não cair mais que 25 blocos (50 ft). Em 26 blocos (52 ft) você recebe 10 de dano sem equipamento. Cada blocos a mais que esse causa 10 a mais de dano, ou 5 a cada 1 ft. Exemplo: Você cai 50 blocos, e isso causa 250 de dano.

Você pode criar uma equação disso: dano = 10 × (h - 25)

Onde:

h
Blocos acima do lugar onde você caíra no chão
dano
Dano por queda

Novamente, você deve estar acima de 25 blocos para receber qualquer dano.

Além disso, defesa desempenha um papel em quanto dano você irá tomar.

A equação de Defesa é bem simples. Você pega a defesa de suas armaduras/acessórios e divide por dois, e então arredonda para cima (pelo menos no dano de queda). Exemplo: Você possui 19 de defesa, você dividirá isso por dois (9.5) e arredondará para cima (10). Então se você cair 50 blocos você tomará 240 de dano ao invés de 250.

Isso torna a equação de Dano por Queda a seguinte:

dano = 10 × (h - 25) - arred(d ÷ 2)

Onde:

h
Blocos acima do ponto onde você cairá
d
Total de defesa
dano
Dano por queda
arred
Arredondar para cima

Dano por Queda Máximo[editar | editar código-fonte]

Dano Máximo por Queda

Apesar de não haver um máximo no dano por queda, há um limite do quão grande seu mapa pode ser.

Num mapa grande você pode tomar até 23270 de dano se cair do topo do mapa até o fundo. Isso significaria cair 2352 blocos (após 25 blocos). Então do fundo do mapa até o topo do mapa (ao qual um jogador tenha acesso) é 2352 blocos + 25 + 2 (devido a você cair nos seus pés, você deve contar o corpo e a cabeça também) o que faz um mundo grande possuir 2379 blocos de altura, ou 4758 ft (novamente, desde que um jogador tenha acesso a ele. Não há espaço além das bordas para que monstros apareçam).