Deserto Subterrâneo

Fonte: Terraria Wiki
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para Celular Exclusivo de Computador/Console/Celular: Essas informações se aplicam somente às versões Computador, Console e Celular do Terraria.
BiomeBannerUndergroundDesert.png
Uma vista no mundo de um deserto subterrâneo da 1.4 com uma Pirâmide e um Oasis.

O Deserto Subterrâneo ("Underground Desert" em inglês) é um bioma localizado diretamente abaixo de um bioma de Deserto. Na Versão para Computador Versão para Computador o deserto pode gerar características diferentes que informam a entrada do Deserto Subterrâneo abaixo, já na Versão para Console Versão para Console, Versão para Console old-gen Versão para Console old-gen, Versão para Celular Versão para Celular e Versão para Versão para 3DS 3DS o Deserto sempre gerará com um grande 'funíl de formiga-leão' o qual leva para o Deserto Subterrâneo abaixo. Veja Deserto da Superfície abaixo para mais detalhes. O par de Deserto/Deserto Subterrâneo sempre gerará do mesmo lado que a Selva está.

A estrutura do Deserto Subterrâneo assemelha-se à colmeias de formigas da vida real, tendo numeras pequenas cavernas compostas principalmente por Tijolos de Arenito e Blocos de Areia Endurecida, os quais são conectados em vários graus. É bem grande quando explorado completamente, rivalizando até o Calabouço em tamanho, e sempre tem uma forma circular ou oval. O Deserto Subterrâneo é habitado por vários tipos de inimigos estilo Formiga-leão e também está cheio de armadilhas, fazendo-o um desafio para navegar..

O Deserto Subterrâneo fica bem mais desafiador no Hardmode. Junto de ter inimigos mais fortes, o Deserto Subterrâneo é bem vulnerável à conversão pela Corrupção, Carmim ou Consagração devido a Areia, Areia Endurecida, e Arenito serem todos suscetíveis á serem convertidos. A conversão fortifica os inimigos do Deserto Subterrâneo ainda mais, e nos Desertos Subterrâneos Corrompidos e Carmesim, causa o aparecimento de Espíritos do Deserto.

Remover as paredes de fundo irá remover o bioma em estilo similar às Cavernas de Aranha.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Personagens
Unique Drops
De todos os Ghouls no Hardmode:
Música
Um Deserto Subterrâneo Corrompido
Um Deserto Subterrâneo parcialmente Consagrado

Deserto da Superfície[editar | editar código-fonte]

Uma vista do mundo de um deserto subterrâneo da 1.3Versão para ConsoleVersão para Celular com uma Pirâmide. Preste atenção na entrada estilo Penhasco.

Na Versão para Computador Versão para Computador, o Deserto sobre o Deserto Subterrâneo poderá gerar com várias características da superfície, incluindo um ou mais mini-biomas Oasis, ou um dos vários tipos de entradas. Existe uma chance de 1 em 3 (33.33%) que o Deserto principal do mundo conterá um desses múltiplos estilos de entrada. Esses podem ajudar em localizar e acessar o Deserto Subterrâneo pela superfície. A presença de um Oasis não indica onde um Deserto Subterrâneo está, já que o mini-bioma de Oasis pode gerar encima de qualquer um dos Desertos do Mundo, independentemente de qual deles contenha o Deserto Subterrâneo.

Na Versão para Console Versão para Console e Versão para Celular Versão para Celular, o Deserto acima do Deserto Subterrâneo sempre conterá uma grande entrada estilo Penhasco. Isso faz encontrar e acessar o Deserto Subterrâneo pela superfície super simples.

Em todas as versões, é possível que uma ou mais Pirâmides gerem no Deserto principal. Quando isso acontece, a Pirâmide geralmente estenderá um pouco no Deserto Subterrâneo, e então seu túnel providenciará um método de entrada simples. Já com o mini-bioma OásisVersão para Computador, as Pirâmides podem gerar em qualquer um dos Desertos, independentemente da onde o Deserto Subterrâneo está localizado, e então sua presença não garante que o Deserto Subterrâneo está abaixo.

Veja Deserto para mais informações sobre as entradas da superfície ao Deserto Subterrâneo.

  • Enquanto Desertos Subterrâneos artificiais possam ser criados colocando seus blocos respectivos, nenhum inimigo único aparecerá por causa da falta de paredes especializadas. Ele compartilha esse traço com o Calabouço. (Enquanto é possível fazer Paredes de Arenito e Paredes de Areia Endurecida via o uso do Ecto Mist a partir da 1.4, essas paredes são consideradas "seguras" e prevenirão o aparecimento de inimigos.
  • Na Versão para Computador Versão para Computador, a borda entre o Deserto Subterrâneo e as Cavernas frequentemente tem poças de lava muito mais perto à superfície do que onde a lava normalmente geraria.

Dicas[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No mundo real, formigas-leão larvais criam penhascos estilo funil no chão e atiram areia em presas que passarem por perto. As entradas estilo funil e toca do Deserto Subterrâneo são presumivelmente inspiradas à isso.

Histórico[editar | editar código-fonte]

  • Computador 1.4.0.1: ‏‏‎
    • Adicionado Baús de Arenito na geração do mundo.
    • A geração foi mudada para fazer o bioma ir à profundezas diversas.
    • Introduzido uma trilha sonora completamente nova para o Deserto Subterrâneo.
    • Lava agora aparece em níveis mais baixos perto dos cantos do bioma.
    • O Deserto sobre o Deserto Subterrâneo pode agora gerar com outras características diferente do estilo funil, e o estilo funil também mudou.