Calabouço

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
BiomeBannerDungeon.png
Para dicas de como navegar no Calabouço, veja Guia:Sobrevivendo no Calabouço.
Vista no mapa de um Calabouço na Versão para Computador Versão para Computador.

O Calabouço ("Dungeon" em inglês) é um vasto labirinto subterrâneo feito de Tijolos que é gerado na criação de mundo, sendo localizado na direita ou na esquerda do mundo, e contém inimigos únicos os quais taxas de aparecimento aumentam quanto mais fundo o jogador desce. Ele começa numa estrutura de entrada na superfície que parece um castelo, e estende até profundezas perto do Submundo. Um Calabouço é gerado por mundo. Acesso ao Calabouço requer antes derrotar o Esqueletron (veja Acesso abaixo). O Calabouço pode aparecer em uma de três cores de Tijolos do Calabouço, e com um ou mais padrões de Paredes de Tijolos do Calabouço, os quais são escolhidos aleatóriamente na criação do mundo.

Na Versão para Computador Versão para Computador, algumas passagens são bloqueadas por Cracked Dungeon Bricks. Esses blocos parecem quase idênticos a tijolos de calabouços normais, mas tem aparência meramente desmoronada, e não soltam blocos quando destruídos. Quebrar um bloco pode quebrar blocos falsos adjacentes em corrente parecido com o comportamento de Fósseis do Deserto. Blocos falsos também podem quebrar espontaneamente quando o jogador anda neles ou usa um gancho. Usar uma poção do Instinto-Perigo irá destacar esses blocos. Tijolos do Calabouço Rachados também compõem salas grandes e retangulares com espinhos alinhados e ocasionalmente cheias de água, então é recomendado ter cuidado.

O Calabouço contém uma densa seleção de móveis e Mecanismos que podem ser pegos pelo jogador para uso futuro. Múltiplas Armadilhas de Dardo são ligados em Placas de Pressão, providenciando um perigo extra aos jogadores. Armadilhas como essa podem ser encontradas às vezes na superfície na entrada do Calabouço. Lanternas com Correntes estão ligadas a Interruptores, os quais o jogador pode ligar e desligar. A Mecânica Amarrada também pode ser encontrada aqui, e é liberada quando uma conversa é iniciada.

Há vários Baús de Ouro trancados contendo ambos saque exclusivo ao Calabouço e saque padrão do Subterrâneo. Uma Chave Dourada é necessária para abrir cada um deles, e será consumida após desbloquear um baú. Baús de Bioma também estão presentes, mas eles só podem ser abertos depois que a Plantera for derrotada e o jogador tenha obtido a respectiva Chave do Bioma.

Depois que a Plantera for derrotada, o Calabouço gera novos e mais fortes inimigos, que oferecem acesso à novos itens. Nem todos os inimigos aparecem em todos os Calabouços: O fundo particular gerado para Calabouços particulares, assim como as Bandeiras de Facção espalhadas por aí, determinam quais inimigos pós-Plantera aparecerão lá (veja abaixo).

Raio d'água colocado
Lesser Healing Potion (placed).png Lesser Mana Potion (placed).png
Poções de Cura Simples e Mana Simples

Existem muitas estantes no Calabouço, nos quais tem Livros, Poções de Cura Simples, Poções de Mana Simples, e ocasionalmente Raios d'água, os qual aparece como um livro azul com uma listra amarela na sua forma colocada. Corações de Cristal não podem aparecer no Calabouço.

Nas versões para Versão para Computador Computador, Versão para Console Console e Versão para Celular Celular, depois de o jogador derrotar o Golem e o Esqueletron em um mundo, um grupo de 4 Cultistas aparecerão na entrada do Calabouço. Matar eles invocará o Cultista Lunático, e matar o Cultista Lunático irá iniciar os Eventos Lunares, um evento de fim de jogo.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Para ganhar acesso irrestrito ao Calabouço, o Esqueletron deve antes ser derrotado. O Esqueletron é invocado ao falar com o Velho, o qual guarda a entrada do Calabouço. Á noite, a opção "amaldiçoar" aparecerá, o que tornará o velho no Esqueletron quando clicada. Falar com o Velho durante o Dia não permitirá que o jogador batalhe contra o Esqueletron. Ao derrotar o Esqueletron, o NPC Alfaiate ficará disponível, e aparecerá quando uma casa aceitável livre estiver disponível.

O Calabouço pode ser entrado mas não explorado por inteiro antes da derrota do Esqueletron. Ir até -3 de profundeza no Calabouço antes que ele for derrotado fará que Guardiões do Calabouço apareçam, que geralmente matam jogadores em apenas um acerto. Os Guardiões do Calabouço são praticamente invencíveis, e matar um não dará acesso ao Calabouço, e o único item obtido por derrotar um Guardião do Calabouço é uma Chave de Osso.

O jogador pode descobrir se os requerimentos para que Guardiões do Calabouço são atendidos se a música muda para a trilha do Calabouço, ou se ele tem um Medidor de Profundidade equipado que lê "Nível" ou "X" Subterrâneo. Entradas do Calabouço são localizadas à múltiplas alturas, mas sempre estão uma distância acima de profundezas 0, fazendo que suas estruturas de entrada e 1-2 telas de profundidade geralmente livre de Guardiões.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Personagens
Espólios Únicos
Espólios Únicos
Música

Calabouço Hardmode pós-Plantera[editar | editar código-fonte]

Quando a Plantera é derrotada pela primeira vez no mundo, a mensagem de status "Gritos ecoam nas masmorras..." aparecerá, significando que novos inimigos aparecerão no Calabouço. Eles são bem mais difíceis que inimigos ordinários do Calabouço, e soltam novos itens poderosos. Também fica possível abrir os Baús de Bioma presentes no Calabouço.

Os inimigos que aparecem em uma área do Calabouço são tendenciosos pelas paredes de fundo]] presentes, as quais também correspondem às Bandeiras de Facção encontradas naturalmente colocadas pela área. Um único Calabouço pode conter vários tipos de parede de fundo em diferentes seções, ou apenas um tipo. Se um Calabouço contém tipos diferentes de parede só pode ser determinado ao explorar o Calabouço. Cada tipo de parede tem inimigos "comuns" para aparecer, mas sempre existe uma pequena chance de que outros inimigos do Calabouço apareçam, e essa chance é aumentada se um jogador sortudo estiver presente. Por exemplo, Atiradores Esqueleto ainda podem raramente aparecer em áreas com Parede de Tijolos do Calabouço, mesmo se não houver Paredes de Placas por perto.

Comparação dos tipos diferentes de aparência das Paredes do Calabouço.
Aparência da
Parede
Tipo de Parede /
Bandeiras da Facção
Inimigos Pós-
Plantera Únicos
Espólios Raros Bandeiras
Dungeon Wall - Brick.png
Parede de Tijolos AzuisParede de Tijolos Azuis
Parede de Tijolos VerdesParede de Tijolos Verdes
Parede de Tijolos Cor-de-rosaParede de Tijolos Cor-de-rosa


Bandeira de Ossos em MarchaBandeira
de Ossos em
Marcha

Placa do NecromancerPlaca do Necromancer

Ossos com Armadura AzulOssos com
Armadura
Azul

Pena de OssoPena de Osso
KeybrandKeybrand
Fantasma na GarrafaFantasma na Garrafa
Esfera MagnéticaEsfera Magnética
Morning StarMorning StarVersão para Computador
Polidor de ArmaduraPolidor de Armadura

Bandeira dos Ossos com Armadura AzulBandeira dos
Ossos com
Armadura Azul
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS

NecromancerNecromancer Cajado do Feixe das SombrasCajado do Feixe das Sombras Bandeira do NecromancerBandeira do
Necromancer
versões para Computador, Console e Celular
Comando EsqueletoComando
Esqueleto
Lança-foguetesLança-foguetes Bandeira do Comando EsqueletoBandeira do
Comando Esqueleto
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS
PaladinoPaladino Martelo do PaladinoMartelo do Paladino
Escudo do PaladinoEscudo do Paladino
Bandeira do PaladinoBandeira do Paladinoversões para Computador, Console e Celular
Dungeon Wall - Slab.png
Parede de Placas AzuisParede de Placas Azuis
Parede de Placas VerdesParede de Placas Verdes
Parede de Placas Cor-de-rosaParede de Placas Cor-de-rosa


Estandarte da Companhia EnferrujadaEstandarte
da Companhia
Enferrujada

Símbolo da Irmandade dos TraposSímbolo da
Irmanidade dos
Trapos

Ossos com Armadura EnferrujadaOssos com
Armadura
Enferrujada

Pena de OssoPena de Osso
KeybrandKeybrand
Fantasma na GarrafaFantasma na Garrafa
Esfera MagnéticaEsfera Magnética
Morning StarMorning StarVersão para Computador
Curativo AdesivoCurativo Adesivo

Bandeira dos Ossos com Armadura EnferrujadaBandeira dos Ossos
Com Armadura
Enferrujada
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS

Mago em TraposMago em
Trapos
Cajado dos EspectrosCajado dos Espectros Bandeira do Mago MaltrapilhoBandeira do
Mago Maltrapilho
versões para Computador, Console e Celular
Atirador EsqueletoAtirador
Esqueleto
Luneta do FuzilLuneta do Fuzil
Fuzil de Longo AlcanceFuzil de Longo Alcance
Bandeira do Atirador EsqueletoBandeira do
Atirador Esqueleto
versões para Computador, Console e Celular
Caveira Gigante AmaldiçoadaCaveira Gigante
Amaldiçoada
Shadow Jousting LanceShadow Jousting LanceVersão para Computador Bandeira da Caveira Amaldiçoada GiganteBandeira da Caveira
Amaldiçoada Gigante
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS
Dungeon Wall - Tile.png
Parede de Lajes AzuisParede de Lajes Azuis
Parede de Lajes VerdesParede de Lajes Verdes
Parede de Lajes Cor-de-rosaParede de Lajes Cor-de-rosa


Bandeira da Legião DerretidaBandeira da
Legião Derretida

Símbolo DiabólicoSímbolo Diabólico

Ossos com Armadura InfernalOssos com
Armadura
Infernal

Pena de OssoPena de Osso
KeybrandKeybrand
Fantasma na GarrafaFantasma na Garrafa
Esfera MagnéticaEsfera Magnética
Morning StarMorning StarVersão para Computador

Bandeira dos Ossos com Armadura do InfernoBandeira dos Ossos
com Armadura
do Inferno
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS

SatanistaSatanista Garfo do InfernoGarfo do Inferno Bandeira do SatanistaBandeira do
Satanista
versões para Computador, Console e Celular
Esqueleto TáticoEsqueleto
Tático
Capacete da SWATCapacete da SWAT
Espingarda TáticaEspingarda Tática
Bandeira do Esqueleto TáticoBandeira do
Esqueleto Tático
versões para Computador, Console e Celular
Caveira Gigante AmaldiçoadaCaveira Gigante
Amaldiçoada
Shadow Jousting LanceShadow Jousting LanceVersão para Computador Bandeira da Caveira Amaldiçoada GiganteBandeira da Caveira
Amaldiçoada Gigante
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS
Todos os tipos de Parede Bone LeeBone Lee TabiTabi
Faixa PretaFaixa Preta
Ossos de Bone LeeOssos de
Bone Lee
versões para Computador, Console e Celular
1/15 de chance de aparecer ao matar
um inimigo com 100+ de vida
Espírito do CalabouçoEspírito do
Calabouço
EctoplasmaEctoplasma Bandeira da Geleia do CalabouçoBandeira da
Geleia do
Calabouço
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para CelularVersão para 3DS

Notas[editar | editar código-fonte]

Um Baú alto o suficiente para ser saqueado antes da derrota do Esqueletron.
  • O Calabouço sempre será do lado do mapa oposto ao Deserto Subterrâneo e da Selva. Igualmente, o Calabouço sempre será encontrado do lado do mapa que o Bioma de neve está.
  • Um jogador é considerado estar no Calabouço se eles estão abaixo da profundeza de -3, de pé em frente à paredes colocadas naturalmente exceto Paredes de Terra, e consegue ver no mínimo 250 Tijolos do Calabouço na tela. Esse conhecimento pode ser útil se alguém desejar atrair um Guardião do Calabouço para fora, ou para evitar o encontro com um.
  • A maioria dos Calabouços, independentemente de ter paredes de fundo visíveis, tem paredes de Tijolo atrás de seus blocos. Se esses blocos forem mineirados e a Plantera foi derrotada, inimigos associados com paredes de Tijolos podem aparecer.
  • Os Calabouços são bem menpres na versões para Versão para Console old-gen Console old-gen e Versão para 3DS3DS do Terraria.
  • É possível, mas bem improvável, que um Guardião do Calabouço apareça pré-Esqueletron se o jogador estiver abaixo de -3 de profundidade e fora do Calabouço. Isso só irá acontecer se o jogador estiver extremamente perto do Calabouço, tocando ou ficando nas paredes de fora.
  • Versão para ConsoleVersão para Celular No Modo Perito, todos os inimigos Hardmode tem uma chance de soltar dois itens.
  • É possível que um ou mais Baús apareçam acima da superfície, permitindo que sejam saqueados sem ativar o aparecimento dos Guadiões do Calabouço. Mesmo assim, esses baús não contém os itens valiosos e únicos específicos do Calabouço.
  • Versão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS É possível que o Raio d'água apareça acima da superfície, permitindo que jogadores iniciantes peguem um item poderoso.
  • Se o Esqueletron já foi derrotado, ele não aparecerá mais no Calabouço e só poderá ser invocado com um Boneco de Vodu do Alfaiate, fazendo ele e os Guardiões do Calabouço os únicos inimigos não permantentes no Calabouço. Versão para Computador O Velho e o Guardião do Calabouço são as únicas criaturas que nunca mais aparecerão no mundo denovo quando um chefe for derrotado.
  • É possível que um Altar apareça no Calabouço, mesmo se não existir nenhum Carmim/Corrupção por perto..
  • Os espólios únicos dos primeiros baús do Calabouço (começando pela entrada) podem ser facilmente adivinhados sem desbloqueá-los. Se o primeiro baú for localizado acima da profundeza de -100, ele será de madeira e terá uma Chave Dourada, caso contrário ele conterá uma Muramasa Versão para Computador / Chave das Sombras Versão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS. Os próximos baús terão um Escudo de Cobalto Versão para Computador / Muramasa Versão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS, e por aí vai.
    • Isso acontece por causa do jeito que os espólios dos baús do Calabouço são gerados: o item único de cada baú segue uma ordem predeterminada. Na prática, isso fica impossível seguir por causa do jeito que o Calabouço separa-se em múltiplos caminhos; contudo, a entrada é previsível pois é um único caminho linear. A ordem é a seguinte: Chave das Sombras Versão para ConsoleVersão para Console old-genVersão para CelularVersão para 3DS, Muramasa, Escudo de Cobalto, Cetro d'água, Lua Azul, Míssil Mágico, Valor, Chave Dourada, Arma.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Achievement Dungeon Heist.png
Assalto ao Calabouço • “Roube uma chave dos zumbis dos calabouços e desbloqueie um dos seus preciosos baús dourados.”
Desbloqueie seu primeiro Baú de Ouro dentro do Calabouço. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Big Booty.png
Tesouro dos Grandes • “Desbloqueie um dos misteriosos baús grandes do calabouço com uma chave especial.”
Abra o seu primeiro Baú de Bioma. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Robbing the Grave.png
Roubando da Cova • “Obtenha um tesouro raro com um monstro difícil no calabouço.”
Obtenha um item raro de qualquer inimigo no Calabouço pós-Plantera. versões para Computador, Console e Celular

Dicas[editar | editar código-fonte]

Para dicas de como navegar o Calabouço, veja Guia:Sobrevivendo no Calabouço.
  • Pegar Ossos é mais difícil num Calabouço pós-Plantera, já que os inimigos mais fracos são substituídos pelas taxas de nascimento dos inimigos pós-Plantera, os quais não soltam ossos. Contudo, ossos serão de baixo uso se o jogador chegou tão longe.
  • versões para Computador, Console e Celular Se o jogador quiser navegar pelo Calabouço pós-Golem, ignore os Cultistas enquanto entra. Derrotar todos eles por acidente invocará o Cultista Lunático, então seja cuidadoso.
  • Versão para Computador Penhascos cheios de espinhos que estão cheios de água são bem aceitáveis para Pescaria no Calabouço.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • História Oficial do Terraria – De acordo com a história oficial do jogo, o Calabouço antes era uma cidade próspera até que uma maldição desconhecida levou todo mundo no calabouço à viver pós a morte, com os seus corpos apodrecendo e se transformando em bestas irracionais.
  • Dungeon lore.png

    • As bandeiras decorativas colocadas em frente à várias paredes indicam os inimigos que aparecem - ex: o Símbolo Diabólico aparece em áreas e paredes com laje, onde o Satanista aparece.
    • É possível (mas bem improvável) que uma armadilha de pedra aparecer em um lugar atravessado pelo Calabouço, tendo a pedra em cima do Calabouço, e a placa de pressão abaixo, os tijolos do calabouço serão removidos, levando à uma armadilha de pedra funcional, e uma entrada ao Calabouço.

    Histórico[editar | editar código-fonte]

    • Computador 1.4.0.5:
      • A pescaria no Calabouço agora prioriza espólios do Calabouço sobre biomas sobrepostos.
      • Corrigido um problema em que os penhascos do Calabouço gerariam acima da Superfície.
    • Computador 1.4.0.4: Corrigido alguns inimigos do Hardmode desenhadando dentro do chão meramente em suas animações.
    • Computador 1.2.4.1: Corrigido bug onde magos do calabouço no Hardmode atirariam mais de 1 projétil no multijogador.
    • Computador 1.2:
      • Calabouços agora sempre geram com a mesma cor de tijolos e fundo..
      • Agora gera com baús trancados por chaves de bioma e Bandeiras de Facção que denotam o que aparecerá lá no Hardmode.
      • Agora tem sem próprio tema ao invés do tema Eerie.
      • O Calabouço agora tem 3 texturas/cores e móveis únicos.

    Referências[editar | editar código-fonte]